.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 939

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


29/07/2010


Novo livro de Química Analítica Qualitativa


         A disciplina de química analítica qualitativa, presente em muitos currículos de química, farmácia e engenharia química (e de técnico em química), parecia abandonada pelos autores de livros didáticos, mas agora é arejada com um lançamento em português:

Química Analítica Qualitativa Clássica
Autores: Haymo Mueller e Darcy de Souza
Edifurb, Blumenau, 2010; 403 páginas
ISBN: 978-85-7114-287-9
Sinopse: A QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA descreve um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que tem por finalidade detectar a presença ou não de um constituinte em uma amostra qualquer. O propósito deste livro é o de apresentar, de maneira simples e objetiva, a identificação qualitativa de cátions e ânions. Foi necessário incluir no texto alguns conceitos básicos e próprios da Química Analítica Qualitativa que favorecem o leitor no momento da execução dos procedimentos analíticos. O livro também inclui capítulos especiais dedicados à identificação elementar de compostos orgânicos, minerais de interesse econômico, fibras têxteis e alguns alimentos de uso diário.

         Comentários: A obra é rica em conhecimentos sobre transformações químicas dos principais cátions e ânions e suas reações de identificação; ensina técnicas e procedimentos de laboratório; abrange exemplos de ensaios qualitativos de compostos orgânicos, ligas metálicas, minerais de interesse econômico, fibras têxteis e alimentos de uso diário; não traz capítulos específicos sobre equilíbrio químico, demandando noções prévias; os autores enfatizam (em consonância com os preceitos da química verde) a minimização do uso de substância nocivas substituindo, por exemplo, a tradicional marcha analítica do sulfeto pela do carbonato.


Fonte: Ivano G. R. Gutz (IQ-USP)



















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299