.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 940

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


05/08/2010


SBQ fala sobre o Ano Internacional da Química para a comunidade científica


         A participação da SBQ na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorreu de 25 a 30 de julho, em Natal (RN), abriu espaço para a divulgação do Ano Internacional da Química 2011. A presidente da Comissão Organizadora do AIQ 2011, Cláudia Rezende, em workshop realizado no dia 28, apresentou o programa de ações planejadas para o ciclo de comemorações. A iniciativa é parte do planejamento da SBQ para integrar à celebração os dirigentes de outras entidades científicas, assim como pesquisadores, docentes e estudantes das diversas áreas de conhecimento presentes ao evento da SBPC.
         Compuseram a mesa da apresentação o presidente da SBQ, César Zucco, a vice-presidente do CNPq Wrana Pazini e os conselheiros da SBQ Jailson B. de Andrade e Fernando Galembeck.
         O papel da Química na conexão entre ciência, tecnologia e inovação foi ressaltado por Jailson B. de Andrade, da UFBA, que falou sobre os desafios da indústria e a necessidade de um redesenho conceitual e institucional no setor acadêmico. Ele frisou a importância da educação no estabelecimento dessas conexões, afirmando que é preciso educar para inovar e inovar para educar.
         Para Cláudia Rezende a presença no encontro da SBPC foi valiosa pois permitiu a comunicação com um público que tem interesse particular em divulgar a ciência, assim como gerou contatos com estudantes, cuja participação é muito importante para o sucesso das comemorações.
          O site oficial do AIQ no Brasil http://quimica2011.org.br, lembrou a presidente da comissão, abre espaço para o registro de projetos que visem divulgar e valorizar a química com o objetivo de montar um painel geral dessas iniciativas. As ações para o AIQ, observa, começam a acontecer em vários países e deverão se integrar através da troca de informações. O site brasileiro, por exemplo, já foi citado no primeiro boletim produzido pela American Chemical Society para acompanhar o Ano Internacional.



Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)


















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299