.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1001

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


27/10/2011

 

CTC/PUC-RIO realiza Fórum Brasonn 2011 sobre nanociência e nanotecnologia

A primeira Escola Brasileira de Nanociência e Nanotecnologia, promovida pelo Centro Técnico-Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/ PUC-RIO), acontecerá de 7 a 11 de novembro, criando uma nova frente de estudos nesses campos de conhecimento para pesquisadores e docentes. O evento é parte das atividades da PUC-RIO, no âmbito do curso de Engenharia em Nanotecnologia. A programação, voltada para graduados, pós-graduandos e pós-doutores, foi planejada de forma a dar igual importância a trabalhos práticos de laboratório e aulas teóricas. Tem como foco principal profissionais das áreas de Física, Materiais, Biologia e Química. Os cursos serão ministrados por especialistas de universidades do Brasil e do exterior, da PUC-RIO, UFRGS, USP, UFMG, Unicamp, UFScar, Harvard/EUA, INP/Grenoble, UJF/França. O encontro tem apoio do CNPq, Capes, MCT, Petrobras e do Programa Arcus Brasil – Região Rhône Alpes 2007. A inscrição nos cursos é gratuita. O Fórum reúne duas outras iniciativas, o Brasonn-JR Escola de Nanotecnologia para o Ensino Médio e NanoBusiness, exposição e workshops dirigidos ao setor empresarial. Veja aqui, o site do evento.

O Fórum quer contribuir para a tarefa de preparar a comunidade científica e empresários para os próximos anos, quando se prevê que a nanotecnologia estenda sua presença a muitos ramos industriais e se torne um diferencial básico da inovação. Marco Aurélio Pacheco, da PUC-Rio, organizador chairman do evento, lembra que alunos de graduação, em geral, fazem suas escolhas profissionais movidos pelo cenário do momento, visando áreas onde há melhores oportunidades de trabalho. Mas hoje, como ainda não existe uma indústria consolidada com base na nanotecnologia, essa opção não é considerada. Um paralelo, constata, poderia ser feito com a indústria eletrônica, que criou os primeiros transístores no final dos anos 1940, quando ainda era impossível vislumbrar a era dos computadores e sua importância. "Naquela época, ninguém imaginava o que seria o mundo do século XXI", observa. A nanotecnologia deverá trazer uma mudança de grande impacto, mas em período de tempo menor, talvez nos próximos quinze anos, avalia.

O encontro traz em sua programação, no dia 8, o painel "O Ensino da Nanotecnologia no Brasil", com a participação dos professores Henrique Toma (USP), Marco Aurélio Pacheco (PUC-RIO) e Mário Baibich (UFRGS). O objetivo é debater quais serão as demandas dos próximos anos e como inserir essa área de conhecimento nos projetos pedagógicos.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CTC-PUC/Rio





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299