.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1002

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


3/11/2011

 

Professor Harry Kroto, Prêmio Nobel de Química apresenta palestras na UFV

Dentro da política do Departamento de Química de interagir com pesquisadores renomados nacionais e internacionais e das atividades de comemoração do Ano Internacional da Química, estaremos recebendo no dia 23 de novembro de 2011 o Professor Harry Kroto da Universidade do Estado da Flórida – USA). O Dr. Kroto irá proferir duas palestras na Universidade Federal de Viçosa com assuntos relacionados aos fulerenos e suas aplicações em nanomateriais e a relação da ciência com a sociedade no século XXI.

Harold Walter Kroto (Harry Kroto) é um químico britânico. Foi agraciado com o Nobel de Química de 1996. A maior parte de sua carreira docente transcorreu na Universidade de Sussex na Inglaterra. Leciona atualmente na Universidade do Estado da Flórida.

Nos anos 1970 ele lançou um programa de pesquisa em Sussex para buscar cadeias de carbono no espaço cósmico. Seus estudos iniciais detectaram a molécula cianoacetileno, H-C=C-C=N. O grupo de Kroto buscava evidências espectrais de moléculas ainda mais longas, tais como o cianobutadieno, H-C=C-C=C-C=N e o cianohexatrieno, H-C=C-C=C-C=C-C=N, e as encontrou entre 1975 e 1978.

A busca de explicar a existência das mesmas levou à descoberta da molécula C60. Ele tomou conhecimento do trabalho de espectroscopia com laser feito por Richard Smalley e Robert Curl na Universidade Rice, no Texas. Ele sugeriu que eles usassem os equipamentos existentes na Universidade para simular a química do carbono existente na atmosfera de u ma estrela de carbono.

O experimento conduzido em setembro de 1985 não apenas provou que as estrelas de carbono podiam produzir as cadeias de carbono, mas também revelou um resultado surpreendente - a existência de moléculas do tipo C60. Os três cientistas conduziram o trabalho com Jim Heath (à época estudante e atualmente professor pleno na Cal. Tech.), Sean O\'Brien (atualmente na Texas Instruments), e Yuan Liu (atualmente em Oak Ridge). O Nobel de Química foi dividido entre Curl, Kroto e Smalley em 1996.

Atualmente Kroto realiza pesquisas em Nanociência e Nanotecnologia e dedica parte de seu tempo e esforços para divulgação científica, por meio da Fundação Vega na Inglaterra (www.vega.org.uk).

O Professor Kroto na sua vinda ao Brasil apresentar 5 palestras sendo 2 em Viçosa, uma na UFMG e 1 na UFBA. Os temas das palestras são referentes aos fulerenos e suas aplicações em nanociência e nanotecnologia e à relação da ciência com a sociedade no século XXI. A programação na UFV se encontra a seguir e todos estão convidados.


Programa na UFV

23/11 (10:00 horas) - Carbon in Nano and Outer Space
Auditório do Departamento de Engenharia Florestal
Público alvo: Estudantes e pesquisadores de Universidades e demais interessados.

23/11 (15:00 horas) - Science and Society in the 21st Century (haverá tradução).
Auditório Fernando Sabino
Público alvo: Estudantes e professores de escolas do Ensino médio da região de Viçosa

23/11 (18:00 horas) - Jantar e conversa com o Sir Kroto com um grupo de pesquisadores da área de química e nanomateriais.
Auditório da ASPUV


Fonte: Antônio Jacinto Demuner/Luiz Cláudio A. Barbosa (UFV)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299