.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 941

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


12/08/2010


NANOCIÊNCIAS

Simpósio mostra pesquisa e divulga novas federais de SP


         Além de reunir destacados pesquisadores brasileiros da área, o I Simpósio em Nanociências e Materiais Avançados tem como objetivo mostrar o trabalho que vem sendo realizado por duas das novas instituições de ensino criadas recentemente, a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus de Diadema. O encontro será realizado durante os dias 22 e 23 de novembro, na UFABC.
         Aprovado pela CAPES no final de 2007, o programa de pós-graduação da UFABC em Nanociências e Materiais Avançados quer ampliar o relacionamento que já mantém com grupos de pesquisa de outras instituições, nacionais e do exterior Assim como criar possibilidades para novas colaborações, em um campo de atividade que é marcadamente multidisciplinar, com o predomínio de químicos, físicos e engenheiros, mas do qual participam também biólogos, farmacêuticos e profissionais de outros ramos. Da mesma forma que o corpo docente, os alunos integrantes do programa também apresentam formação diversificada, explica Wendel Alves, professor do curso e coordenador do evento.
         “O Simpósio tem caráter multidisciplinar, onde se incluem apresentações que cobrem desde materiais nanoestruturados até polímeros”, informa. “É uma mostra do estado da arte da nanociência no Brasil”, que traz a contribuição de pesquisadores de referência, com experiência no relacionamento com a indústria, como Oswaldo Luiz Alves e Marco Aurélio de Paoli, da UNICAMP. (veja programação)
         O crescimento do trabalho de pesquisa em nanociências, observa, alimenta a expectativa por inovações em vários campos, como o dos plásticos biodegradáveis ou de fármacos, na atividade de transporte de drogas, por exemplo. Mas a proposta do Simpósio é mostrar o conjunto do que vem sendo feito pela universidade e não privilegiar somente a pesquisa aplicada, acrescenta.
         Entre outros temas, constam do programa: “Simulação computacional de nanoestruturas”; “Biomicrocompósitos de termoplásticos e fibras naturais” e a mesa-redonda “Nanotecnologia, desenvolvimento regional e nacional”.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299