.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1002

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


3/11/2011

 

CNPq lança edição 2011 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lança hoje (1º) a edição 2011 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto. Esta edição contempla um pesquisador da grande área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes com diploma, medalha e R$ 200 mil.

O prêmio, de caráter individual e indivisível, é atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área. É concedido anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, e Ciências da Vida.

Criado em 1981 como Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia, passou a ser denominado Prêmio Almirante Álvaro Alberto em 1986. Constitui reconhecimento e estímulo a pesquisadores e cientistas brasileiros que venham prestando relevante contribuição à ciência e a tecnologia do país. Os recursos financeiros para a implementação do prêmio são assegurados pela Fundação Conrado Wessel.

Comissão – O pesquisador agraciado será escolhido em março de 2012 pelo Conselho Deliberativo do CNPq entre os quatro ou os seis indicados por uma Comissão de Especialistas, formada por nove pesquisadores designados pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, a quem também cabe anunciar o nome do contemplado.

Multidisciplinar, a Comissão é composta de um presidente, escolhido pelo ministro da C,T&I; três membros de Comitês de Assessoramento do CNPq, das áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências, Humanas e Sociais, Letras e Artes, e Ciências da Vida; um membro indicado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC); um pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); um indicado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); um indicado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e um membro indicado pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (Confap).

Veja a nova página do Prêmio no link: http://www.cnpq.br/premios/2011/paaa/index.html


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq (link da notícia)



















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299