.: Editorial :.
Boletim Eletrônico Nº 942

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


19/08/2010


EDITORIAL

Sinal verde para o Ano Internacional da Química


No final de julho tivemos oportunidade de participar da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que aconteceu em Natal, representando a SBQ. Nossa tarefa era, principalmente, levar a mensagem da entidade para as várias comunidades presentes no maior evento científico do país. Essa interlocução com um público do qual fazem parte biólogos, físicos, cientistas sociais, historiadores, pedagogos e tantos outros profissionais do ensino e da pesquisa, ocorreu em um momento particularmente importante para nós, químicos. Primeiro porque a preocupação que hoje está no foco de atenção de todos os cientistas nos diz respeito de forma muito particular: a questão da sustentabilidade do planeta. Portanto, minha conferência buscou abordar esse tema, lembrando a condição da Química como ciência central, para evidenciar como ela pode contribuir de forma decisiva para esse objetivo.
         O encontro inter e multidisciplinar da SBPC é, sem dúvida, um dos espaços mais adequados para mostrar a abrangência de nosso campo de conhecimento, cujo trabalho de pesquisa estende-se à toda base material da vida, a água, alimentos, remédios, embalagens, combustíveis e outros bens. Assim, entendemos que é dever dos químicos levar essa base de conhecimento ao público, em especial às crianças e aos jovens, frisando que “a Química é indispensável à vida e ao meio ambiente”. Mas o sucesso dessa empreitada depende de que esses públicos tenham algum conhecimento de Química para poder entendê-la, aproveitá-la e defendê-la.
         Nossa mensagem para os colegas de outras áreas procurou destacar também que hoje é impossível tratar de ensino, pesquisa e inovação sem ter como horizonte a questão da sustentabilidade. Parte desse esforço está atualmente localizado na Química Verde e na busca de processos seguros, que minimizem ou eliminem resíduos, toxicidade e efeitos maléficos de produtos. Esse é o maior ganho econômico, ainda que em médio e longo prazo. Dessa forma, tanto o ensino quanto a pesquisa e a inovação devem ser trabalhadas sustentavelmente.
         O outro aspecto que realça a importância deste momento para nós, também destacado na reunião da SBPC, é a ocorrência do Ano Internacional da Química 2011, cujas atividades no país estão também a cargo da SBQ. Temos claro que a missão da entidade nesse trabalho de valorização da ciência química é uma oportunidade única para contribuir com uma mudança de qualidade na educação do país. Entre outros compromissos, temos a responsabilidade de engajar a comunidade científica no processo de mobilização para divulgação da Química e esse trabalho já começou a ser feito na reunião da SBPC.


Cesar Zucco
Presidente da SBQ






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299