.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 942

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


19/08/2010


Criação da Rede Mineira de Química (RQ-MG)


         A criação da Rede Mineira de Química (RQ-MG) foi proposta durante o 23º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizado em Juiz de Fora, MG. A RQ-MG foi oficialmente criada durante uma reunião realizada na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), MG, nos dias 27-28/Nov/2009, com a presença de representantes de todas as Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. A Rede foi credenciada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais) em Junho de 2010.
         A concepção da RQ-MG é um grande passo para viabilizar a redução das distorções existentes na infra-estrutura para pesquisa das Universidades situadas no Estado, levando a um desenvolvimento mais eficiente de projetos de pesquisa relevantes para a comunidade, e o fortalecimento das interações e colaborações científicas entre pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa mineiras. O objetivo principal da Rede é o de promover a Integração da Química no Estado de Minas Gerais, minimizar distorções e desigualdades regionais e estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa de qualidade que resultem em projeção das atividades na área de Química. A RQ-MG é constituída pelas onze universidades federais (UNIFAL, UNIFEI, UFJF, UFLA, UFMG, UFOP, UFSJ, UFTM, UFU, UFVJM, UFV) e uma estadual (UNIMONTES). Estas instituições trabalham conjuntamente em vários projetos de pesquisa em áreas distintas sendo que todas as subáreas de Química do CNPq ou FAPEMIG estão contempladas, visando o fortalecimento das linhas de pesquisa e a formação de recursos humanos. Destacam-se, entre outros, os seguintes temas estratégicos: Biotecnologia, Energia, Fármacos e Química Medicinal, Materiais Avançados, Mineração, Nanotecnologia, Química Ambiental. Clique aqui para maiores informações.



Fonte: Wagner B. De Almeida (Coordenador Geral da RQ-MG)






















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299