.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 944

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


02/09/2010


HISTÓRIA

De onde vem o futuro

Livro resgata memória recente de químicos brasileiros




         Parte das comemorações realizadas em 2008, o livro “Simão Mathias Cem Anos – Química e História da Química no início do século XXI” foi lançado no último dia 24 de agosto, reportando-se também ao centenário de nascimento do primeiro presidente da SBQ. A obra está dividida em duas partes e traz, na primeira, onze textos sobre história da química, trabalhos apresentados na 31ª Reunião Anual da entidade. A segunda parte é formada por sete entrevistas, com relatos orais de pesquisadores que vêm acompanhando a evolução da química brasileira nas últimas décadas, tiveram papel de destaque em suas carreiras e, por isso, se tornaram observadores privilegiados dessa trajetória.
         Construídas com fatos pessoais, as narrativas, em conjunto, formam um amplo painel que revela uma das faces criativas da vida do país nesse período. Os depoimentos são dos professores Paschoal Senise, Ricardo Ferreira, Fernando Galembeck, Etelvino Bechara, Carlos Alberto Filgueiras, Hans Viertler e Jailson Bittencourt de Andrade. – tendo em comum a convivência com Simão Mathias.
         Ao redor desse eixo estão a criação do Instituto de Química da USP, os primeiros anos da UNICAMP e o esforço brasileiro para assimilar a ciência avançada do século XX. Os relatos trazem à tona as inquietações sobre a pesquisa científica e escolhas dos anos iniciais de carreira. Assim como a experiência da geração que viveu sob o regime militar. Situam a importância de iniciativas como o PADCT, Plano de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, implantado em 1985, no qual a SBQ e seus dirigentes tiveram papel decisivo.
          Organizadas por especialistas em História Oral, cujo trabalho imprime um ritmo coloquial às narrativas, as entrevistas oferecem um caminho para os integrantes das novas gerações entenderem melhor o presente.


Simão Mathias Cem Anos – Química e História da Química no início do século XXI – Organizadoras: Ana Maria Alfonso Goldfarb, Márcia, H. M. Ferraz, Maria Helena Roxo Beltran, Andrea Paula dos Santos.
Editado pela Sociedade Brasileira de Química, Centro de Estudos Simão Mathias e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo




Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299