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16/09/2010


ENSINO

Química Nova na Escola traz carta aos presidenciáveis

          O número recém-lançado da revista Química Nova na Escola, editada pela SBQ, publica documento dirigido aos candidatos à Presidência da República com comentários e propostas sobre o ensino de química no país. O texto é resultado do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, realizado em julho, e baseia sua análise em levantamentos nacionais e internacionais sobre conhecimento dos estudantes e profissionalização docente. A avaliação registra que em países onde professores não precisam manter uma segunda jornada de trabalho, o resultado final de sua atuação é de melhor qualidade, são menores os índices de doenças profissionais e mais longo o tempo de permanência na carreira. Contribuem para esse resultado a formação continuada e a remuneração salarial.
          No Brasil, embora sejam formados professores em número suficiente, parte desses profissionais acaba não atuando na docência, diz o documento. Apesar dos esforços realizados nos últimos anos, não se conseguiu contemplar “o conjunto de medidas fundamentais para a melhoria da educação”.
          As propostas formuladas cobrem três aspectos do processo educacional. Valorização das Escolas, onde se salienta a necessidade de aperfeiçoamento da estrutura física, e de equipamentos, a importância de profissionais de apoio para a prática docente e redução do número de alunos por turma, entre outros. No item Valorização do Magistério, os autores destacam como condições necessárias o estabelecimento de piso salarial atraente, o plano de carreira, o trabalho de tempo integral em uma única escola e aperfeiçoamento continuado.
          No terceiro aspecto, Valorização da Formação de Professores nas Licenciaturas, a Carta assinala ser imprescindível a garantia de “uma formação consistente e ampla dos futuros professores, no sentido da qualidade conceitual e pedagógica” , maior aproximação com a educação básica, valorização do estágio e da supervisão, assim como a ampliação da pesquisa em educação e sobre a formação de professores.

Consumo

          Um dos temas abordados pela QNEsc deste trimestre, que também está disponível em formato eletrônico no site da SBQ, trata da evolução da química através da história, relacionando-a com a vida social e a necessidade de produzir bens. O artigo Trilogia: Química, Sociedade e Consumo recupera exemplos da antiguidade aos tempos atuais para mostrar a face utilitária do conhecimento e, também, as consequências negativas decorrentes do mau uso desse saber. Veja outros artigos dessa edição da QNEsc.




Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)








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