|
|
|
|
|
 |
|
16/09/2010
ENSINO
Qu�mica Nova na Escola traz carta aos presidenci�veis
O n�mero rec�m-lan�ado da revista Qu�mica Nova na Escola, editada pela SBQ, publica documento dirigido aos candidatos � Presid�ncia da Rep�blica com coment�rios e propostas sobre o ensino de qu�mica no pa�s. O texto � resultado do XV Encontro Nacional de Ensino de Qu�mica, realizado em julho, e baseia sua an�lise em levantamentos nacionais e internacionais sobre conhecimento dos estudantes e profissionaliza��o docente. A avalia��o registra que em pa�ses onde professores n�o precisam manter uma segunda jornada de trabalho, o resultado final de sua atua��o � de melhor qualidade, s�o menores os �ndices de doen�as profissionais e mais longo o tempo de perman�ncia na carreira. Contribuem para esse resultado a forma��o continuada e a remunera��o salarial.
No Brasil, embora sejam formados professores em n�mero suficiente, parte desses profissionais acaba n�o atuando na doc�ncia, diz o documento. Apesar dos esfor�os realizados nos �ltimos anos, n�o se conseguiu contemplar �o conjunto de medidas fundamentais para a melhoria da educa��o�.
As propostas formuladas cobrem tr�s aspectos do processo educacional. Valoriza��o das Escolas, onde se salienta a necessidade de aperfei�oamento da estrutura f�sica, e de equipamentos, a import�ncia de profissionais de apoio para a pr�tica docente e redu��o do n�mero de alunos por turma, entre outros. No item Valoriza��o do Magist�rio, os autores destacam como condi��es necess�rias o estabelecimento de piso salarial atraente, o plano de carreira, o trabalho de tempo integral em uma �nica escola e aperfei�oamento continuado.
No terceiro aspecto, Valoriza��o da Forma��o de Professores nas Licenciaturas, a Carta assinala ser imprescind�vel a garantia de �uma forma��o consistente e ampla dos futuros professores, no sentido da qualidade conceitual e pedag�gica� , maior aproxima��o com a educa��o b�sica, valoriza��o do est�gio e da supervis�o, assim como a amplia��o da pesquisa em educa��o e sobre a forma��o de professores.
Consumo
Um dos temas abordados pela QNEsc deste trimestre, que tamb�m est� dispon�vel em formato eletr�nico no site da SBQ, trata da evolu��o da qu�mica atrav�s da hist�ria, relacionando-a com a vida social e a necessidade de produzir bens. O artigo Trilogia: Qu�mica, Sociedade e Consumo recupera exemplos da antiguidade aos tempos atuais para mostrar a face utilit�ria do conhecimento e, tamb�m, as consequ�ncias negativas decorrentes do mau uso desse saber. Veja outros artigos dessa edi��o da QNEsc.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|
|
|
 |
| |
|
|
|
|
SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 -
CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil |
Fone: +55 (11) 3032-2299 |
|
|