.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 947

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


23/09/2010


GRADUAÇÃO

Palestra discutirá formação e exigências para os novos profissionais

6º Encontro de Coordenadores dos Cursos de Química – 18 e 19 de outubro


          Os desafios enfrentados hoje pelos químicos em atuação e pelos que se formarão nos próximos anos estão relacionados, principalmente, a três características da vida atual: as necessidades provocadas pelo surgimento de novos produtos, a importância do controle de qualidade e a preocupação em minimizar impactos potencialmente nocivos ao ambiente. A melhor formação para profissionais que têm essa demanda pela frente pode passar pelo estabelecimento de novos paradigmas, considera Luiz Carlos Gomide Freitas, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. Ele será um dos palestrantes do 6º Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química que acontecerá nos dias 18 e 19 outubro, em São Paulo, promovido pela SBQ e Conselho Regional de Química-SP. Veja o programa completo aqui.
          Ao abordar “A formação profissional em Química: as exigências da modernidade”, Luiz Carlos Gomide Freitas propõe a educação em duas fases. A primeira, com ênfase nos conceitos básicos fundamentais, dos quais fazem parte a ética e a metodologia científica. Na segunda, destaca a importância de conciliar aspectos individuais, aspirações e talentos, com as exigências da formação estabelecida. “A liberdade de pensar e agir, combinada a conceitos e método abrirá caminhos” para que os indivíduos se tornem aptos a responder às questões do momento atual, avalia.
          O 6º Encontro tem como objetivo principal discutir com os coordenadores de curso as atividades que serão realizadas durante o Ano Internacional da Química – AIQ 2011, no âmbito da graduação.




Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)



















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299