.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 950

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


14/10/2010



BrazMedChem2010 mostra estado da arte da pesquisa em química medicinal no país

Evento destaca avanços para o tratamento da doença de Chagas


          O crescimento dos grupos de pesquisa em química medicinal no país vem criando um novo cenário onde aumenta o número de profissionais especializados para atuar na área e amplia-se o relacionamento com fabricantes de fármacos. Uma alavanca importante para impulsionar essa expansão são os encontros científicos, entre eles o BrazMedChem, Simpósio de Química Medicinal, que acontecerá de 06 a 09 de novembro, em Ouro Preto (MG), com apoio da SBQ. O evento internacional, realizado a cada dois anos, tem dois focos principais nesta edição: mostrar o que vem sendo feito de mais avançado em química medicinal e apresentar o conhecimento acumulado nos últimos anos com as pesquisas sobre doença de Chagas. Em 2009 comemorou-se 100 anos do trabalho realizado pelo médico Carlos Chagas para identificar e descrever a doença. O BrazMedChem contará também com a participação de K. Barry Sharpless, prêmio Nobel de Química de 2001, professor do Scripps Research Institute, da Califórnia.
          Em pouco mais de uma década, o número de grupos de pesquisa em química medicinal passou de duas dezenas para uma centena no país, informa o presidente da Comissão Organizadora do BrazMedChem, Carlos Alberto Montanari, professor do Instituto de Química da USP de São Carlos. Esse crescimento significa que além de terem se diversificado as áreas de atividade científica, vão sendo criados novos quadros qualificados para fazer a interface entre a pesquisa da universidade e a dos fabricantes de medicamentos. O Simpósio tem papel importante nesse sentido, salienta Montanari, por oferecer formação especializada em planejamento molecular, relações estrutura-atividade, síntese de fármacos e outros segmentos.
          O eixo temático escolhido para este ano, “Os desafios de uma doença super-negligenciada”, leva em conta a necessidade de concentrar esforços para utilizar a química medicinal na busca de fármacos mais eficientes para o tratamento da doença de Chagas. (veja programação aqui). O Simpósio inclui o workshop “DNDI/BrazMedChem para otimização de compostos matrizes”, reunindo especialistas em doenças tropicais, com participação de integrantes do Drugs for Neglected Diseases Initiative, entidade ligada à organização “Médicos Sem Fronteiras”.
          A SBQ, que apoia o evento desde a sua criação, contará, em sua abertura, com a presença do presidente da entidade César Zucco. Entre as palestras e cursos três apresentações de integrantes da SBQ: “Fundamentals of Medicinal Chemistry”, por Eliezer J. Barreiro; "Will Natural Chemistry Diversity Continue to Inspire Medicinal Chemistry?", por Vanderlan Bolzani e “Medicinal Chemistry Approaches for Neglected Tropical Diseases”, por Adriano Andricopulo.




Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)




SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299