.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 950

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


14/10/2010


QNEsc comemora 15 anos e mais de 400 artigos publicados

Revista para professores de química tem conteúdo integral na web há dois anos


          Destinada a professores do ensino médio e superior, a revista Química Nova na Escola comemora, em 2010, quinze anos de sua criação. Editada pela Sociedade Brasileira de Química, SBQ, com apoio do CNPq, publicou, ao longo desse período, mais de 400 artigos produzidos por docentes e pesquisadores de universidades brasileiras e ibero-americanas, com o objetivo de divulgar o conhecimento científico em salas de aula e apoiar a formação de professores.
          Lançada em maio de 1995, inicialmente com periodicidade semestral, a QNEsc foi concebida para ajudar a suprir a marcante carência do sistema educacional no ensino das ciências exatas. Hoje, com quatro edições anuais e 250 páginas, a publicação chega a educadores de diferentes pontos do país através de assinatura, para a edição em papel, ou do web site da SBQ onde está disponível em formato PDF gratuitamente. “Nossa preocupação é editar material de qualidade que ajude o professor ou educadores em geral, na sala de aula ou no laboratório, a organizar e desenvolver o ensino de química de forma efetiva para ele e significativa para os alunos”, explica o atual editor da QNESc, Marcelo Giordan, da Faculdade de Educação da USP.
          Para isso a publicação está dividida em cinco seções: Química e Sociedade, Relatos de Sala de Aula, Pesquisa no Ensino de Química, O Aluno em Foco e Elemento Químico. Ele nota que apesar de ser dirigido a profissionais de ensino, o conteúdo da QNEsc pode, em parte, ser assimilado por pessoas com formação do ensino médio que se interessem por ciência. Temas de interesse geral para a sociedade são abordados a partir de uma perspectiva química como acontece, por exemplo, no artigo publicado em seu último número, de agosto, sobre a “Trilogia: Química, Sociedade e Consumo”, ou, ainda, sobre “As Questões Ambientais e a Química dos Sabões e Detergentes”.
          A QNESC publicou também durante esse período sete cadernos temáticos que fornecem material de apoio aos educadores sobre tópicos específicos. Entre eles “Química dos Fármacos”, “Novos Materiais” e “Química, Vida e Ambiente”.
          O corpo editorial da Química Nova na Escola é formado por três editores e 14 conselheiros de várias universidades brasileiras e internacionais.




Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299