.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 950

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


14/10/2010


Pesquisadoras brasileiras recebem Prêmio Scopus Brasil 2010

          A Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/ MEC), realiza a quinta edição do Prêmio Scopus Brasil. A premiação vai consagrar dez pesquisadoras brasileiras com significativa produção científica. A cerimônia de entrega será realizada no dia 10 de novembro, a partir das 19h, no Edifício Sede da Capes, Brasília.
          Este ano, o Prêmio homenageará as mulheres cientistas que contribuem para o desenvolvimento do país. As vencedoras do Prêmio foram selecionadas de acordo com sua produção científica, traduzida pelo número de artigos publicados e indexados na base SciVerse Scopus, pelo número de citações feitas por outros pesquisadores, pelo índice h – que analisa o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados – e pelo número de orientados de cada pesquisadora, de acordo com Currículo Lattes.
          O Prêmio Scopus acontece também em outros países da América Latina, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas.
Prêmio Scopus Brasil 2010:



Sobre o Portal de Periódicos da Capes

          O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que assina e disponibiliza a professores, pesquisadores, funcionários e alunos das instituições participantes conhecimento científico de alta qualidade, assinado junto a editores e sociedades científicas internacionais. São 24.038 títulos com texto completo, 130 bases referenciais, nove bases exclusivas para patentes, mais de 150 mil livros com conteúdos de ciência e cultura do século XVIII, além de normas, enciclopédias, estatísticas e conteúdo audiovisual.
          O Portal ainda oferece conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-Capes, além dos resumos de teses e dissertações defendidas no país desde 1987. Ele pode ser acessado no endereço: www.periodicos.capes.gov.br
          A Capes é uma fundação pública, vinculada ao Ministério da Educação, responsável pelo sistema de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. A Capes é uma agência de fomento, avaliação e regulação da pós-graduação e estabelece critérios que norteiam as instituições de ensino e pesquisa na busca por um padrão de excelência. Atua ainda na formação de professores para o ensino fundamental e médio. As políticas da Agência são tomadas sempre após ampla consulta ao meio acadêmico por meio de órgãos colegiados e comissões de avaliação, formadas por pesquisadores qualificados, indicados pelos programas de pós-graduação e associações científicas.

Sobre a base de dados SciVerse Scopus

          O SciVerse Scopus contém resumos e referências de mais de 18 mil títulos científicos, técnicos e médicos de 5 mil editoras, garantindo ampla cobertura interdisciplinar e internacional. O SciVerse Scopus também integra buscas em patentes e 435 milhões de páginas de conteúdo científico da internet. A ferramenta permite análise de citações de todos os artigos e informações detalhadas dos os autores, incluindo o índice H, sendo utilizada para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica. Para mais informações visite http://www.info.sciverse.com/scopus

Sobre a Editora Elsevier:

          A Elsevier é uma das mais antigas editoras do mundo, líder global em publicações de Saúde, Ciência e Tecnologia. Com sede em Amsterdam, na Holanda, a editora possui mais de sete mil funcionários em 77 escritórios de 24 países, atendendo a uma comunidade de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde em todo o mundo. A Elsevier publica mais de 2 mil periódicos e 1.900 novos livros por ano e oferece produtos eletrônicos como o SciVerse ScienceDirect, SciVerse Scopus e o SciVal.
          Para mais informações visite www.americalatina.elsevier.com          




Fonte: Vinicíus Andrade (Ideia Casada Comunicação)



SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299