.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 951

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/10/2010


Encontro de coordenadores de cursos de graduação debate ações para o AIQ-2011


          Tendo como um de seus objetivos apresentar e integrar iniciativas para o Ano Internacional da Química, AIQ-2011, o 6º Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação, realizado durante os dias 18 e 19 de outubro, em São Paulo, mostrou o estágio atual da mobilização da comunidade para as comemorações. O evento foi aberto pelo presidente da SBQ, César Zucco, que ressaltou a importância da participação dos professores neste momento de valorização da ciência. Ele enfatizou a necessidade de envolvimento com a tarefa de levar à sociedade a mensagem de que “a química é indispensável na vida de cada um de nós”.
          O balanço das ações em andamento e programadas para o AIQ-2011 ficou a cargo de Hugo Braibante, primeiro secretário da SBQ e integrante da Comissão Organizadora do Ano Internacional. Ele detalhou cada um dos projetos (veja a relação completa no portal do AIQ-2011, aqui) e explicou que a Comissão articulou uma série de contatos com entidades de classe, como a ABIQUIM, Sindicatos da categoria, Conselhos Regionais de Química, no plano estadual, Fundações de Amparo à Pesquisa de diversos estados, assim como empresas privadas.
          Entre os coordenadores que falaram sobre as ações em andamento estavam Ana Lúcia Americano de Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais. O Departamento de Química da UFMG organiza seu trabalho em duas vertentes, uma voltada para profissionais que atuam na área e outra para o público não especializado. Para o primeiro grupo estão programadas ações como a Semana de Estudos de Química, a comemoração do Centenário do Prêmio Nobel de Marie Curie e um ciclo de palestras, entre outras atividades. As ações voltadas para o público não especializado incluem a Olimpíada Mineira de Química, passeios de conhecimento ecológico e visitas à universidade que receberam o nome de “Sábado na Química”.
          Na região sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Luterana do Brasil e Universidade Federal de Santa Catarina realizam ações em conjunto e se articulam com os respectivos CRQs e sindicatos das indústrias. Parte desse esforço está dirigido para projetos de material de divulgação da química como a produção de vídeos e jogos pedagógicos virtuais.
          Da mesma forma, a Universidade Federal do Rio de Janeiro põe em ação um conjunto de iniciativas que deverão marcar o AIQ-2011, relata o diretor adjunto de graduação Joaquim Fernandes Mendes. Na relação, uma grade de palestras de pesquisadores internacionais,oficinas para professores do ensino médio e visitas às unidades da UFRJ.



Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)











SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299