.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 959

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


16/12/2010


Saiu o JBCS número 1 - Volume 22



1. Editorial

Balanço de 2010 e perspectivas para 2011

           Como tradicionalmente, o editorial do primeiro número do ano é voltado para uma avaliação da Revista nos dois anos anteriores. De uma maneira geral, podemos observar que o balanço do JBCS em 2010 é muito positivo, mostrando a elevada receptividade pela comunidade Química nacional e internacional.
           De acordo com as nossas estatísticas, o número de submissões parece ter-se estabilizado em um número bem significativo: cerca de 900 manuscritos. Destes, 55% são de autores estrangeiros, vindos de 39 países. Esses números demonstram o destaque que o JBCS vem alcançando no país e no exterior, consolidando sua inserção internacional.
           Mesmo com um alto número de artigos processados, conseguimos reduzir o tempo médio entre submissão e publicação online para 6,6 meses (foram 7,7 meses em 2009 e 8,1 em 2008). Evidentemente, nosso objetivo é aprimorar ainda mais o processamento de manuscritos e reduzir este tempo médio, tornando a revista cada vez mais atrativa para os autores.
           O JBCS vem mantendo um fator de impacto (IF), avaliado pelo ISI, superior a 1,45, apesar do aumento no número de publicações nos dois últimos anos. Em 2010, foram publicados 297 artigos e 2372 páginas em 12 números, observando um aumento no número de artigos publicados, quando comparado a 2009. Apesar desse aumento no número de publicações, a estabilidade no fator de impacto mostra um número de citações cada vez maior. Essa avaliação, ainda que preliminar, demonstra que a decisão de aumentar a periodicidade da revista foi acertada. Estabilidade é fundamental nesta fase!
           Em 2010, publicamos dois números especiais e para o próximo ano, continuamos com a mesma política. Devemos publicar um número especial referente ao XXIX Congresso Latino-americano de Química - CLAQ 2010 e outro com trabalhos apresentados no XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry (BMIC). É sempre importante salientar que a política editorial do JBCS não é alterada na avaliação de números especiais, o que garante a qualidade dos trabalhos publicados e seu impacto nas citações.
           Acreditamos que a avaliação estatística, por meio desse balanço, é importante ser compartilhada com a comunidade acadêmica, pois mostra a consolidação dos nossos esforços e direção de futuros planejamentos no JBCS. Maiores detalhes das estatísticas aqui comentadas são apresentadas em nosso site e convidamos nossos colaboradores a visitar nossa página online no link http://jbcs.sbq.org.br/stats/10/index.php.
           Infelizmente, precisamos destacar que ainda recebemos muitos artigos com conteúdos incompletos, problemas de escrita em inglês ou com formatação inadequada. Salientamos que é de inteira responsabilidade dos autores a submissão de manuscritos em acordo com as normas de publicação no JBCS, disponíveis no site da revista, que foram atualizadas e detalhadas. Manuscritos com essas e outras deficiências, como conteúdo fora do escopo da revista, não preenchendo os parâmetros de qualidade, originalidade e novidade desejados, são devolvidos aos autores sem avaliação por parte dos assessores, sendo prontamente recusados.
           Gostaríamos também de informar que, a partir do final de 2010, as editorias de Química Orgânica e de Química Inorgânica só processarão manuscritos que venham acompanhados de arquivos com material suplementar (Supporting Information file, SI) documentando a identificação de novos compostos preparados, com cópias de espectros de RMN de 1H e de 13C, de espectros de massas de alta resolução, infravermelho, e outras técnicas necessárias. Além disso, o autor deve detalhar procedimentos experimentais, dados espectroscópicos, tabelas e gráficos, fornecendo as informações adicionais essenciais que possibilitem que o trabalho possa ser devidamente reproduzido por outros pesquisadores. Para o futuro, estudamos estender essa prática a outras editorias, com as respectivas particularidades.
           Todo esse esforço e o custo operacional envolvido contou, em 2010, com o apoio financeiro do CNPq, da FAPESP e da Sociedade Brasileira de Química, além de contribuições dos autores. O JBCS, em contrapartida, como apresentado, vem crescendo a cada ano e evidentemente trará inovações em 2011. E assim, espera-se contar mais uma vez, com o apoio financeiro crescente das agências de fomento. Ao mesmo tempo vamos buscar soluções alternativas de financiamento e avaliar os custos significativos da manutenção da edição impressa da revista, em linha com discussões que vêm ocorrendo na maioria dos periódicos científicos.
           Quanto ao corpo editorial, a revista continua seu procedimento de contínua renovação. O atual corpo de editores foi recentemente reformulado, com pesquisadores competentes e uma abrangência nas áreas de fronteira cada vez maior. Aproveitamos o momento para agradecer a contribuição dos Profs. Maysa Furlan (UNESP) e Ricardo Longo (UFPE), que agora deixam a Editoria do JBCS, pelo agradável convívio, seu trabalho inestimável e dedicação à revista. Aproveitamos também para dar as boas vindas aos novos Editores Associados: Emanuel Carrilho (USP-SC), José Walkimar M. Carneiro (UFF), Monica Tallarico Pupo (USP-RP), Solange Cadore (UNICAMP), Pedro J. M. Abreu (UNL-Portugal) e Teodoro Kaufman (UNR-Argentina). Sejam bem-vindos! A inclusão de editores da Argentina e Portugal representa mais um passo na estratégia de projetar e consolidar ainda mais a revista no cenário internacional.
           O ano de 2011 traz novas perspectivas. Uma delas é a mudança no visual da revista. A partir do número 1 de 2011, publicaremos, na nova capa, uma Cover Picture destacando um dos artigos publicados no número. Na parte interna, no Índice dos Graphical Abstracts (GA), será incluído um pequeno texto explicativo sobre a figura da capa e também sobre as GA’s dos outros artigos. A figura que vai ser mostrada na capa será selecionada dentre os artigos regulares publicados em cada número. Ainda apresentando as mudanças, um novo sistema online de gerenciamento dos manuscritos está sendo preparado para aprimorar os processos de submissão, acompanhamento dos manuscritos e avaliação pelos pares. Juntamente com essa reformulação, planejamos lançar uma nova página na web. O objetivo é tornar a revista cada vez mais atraente, além de aproveitar o ensejo de comemoração do ano Internacional da Química.
           Finalizando, não podemos deixar de mencionar que os membros do Editorial Board, os autores e os assessores são os principais responsáveis pelo sucesso que a revista vem alcançando. Achamos importante mencionar que, neste último ano, 43% dos assessores que colaboraram com o JBCS são do exterior, o que também confirma a penetração internacional da revista. Também gostaríamos de agradecer especialmente aos assessores que dedicaram seu tempo em 2010 para a avaliação criteriosa dos manuscritos submetidos para publicação no JBCS.
           Lembramos mais uma vez, que o ano de 2011 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional da Química. Que seja um excelente ano para todos!

Luiz Carlos Dias e Watson Loh
Editores JBCS

Fonte: Editoria do JBCS



Table of Contents with Graphical Abstracts


>> Editorial (154 KB)

REVIEW

Biosensors Based on Gold Nanostructures

Marcio Vidotti, Rafaela F. Carvalhal, Renata K. Mendes, Danielle C. M. Ferreira and Lauro T. Kubota

J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 3.
>> PDF (1.22MB)
Published online: November 9, 2010.

ARTICLES

Epicarp and Mesocarp of Babassu (Orbignya speciosa): Characterization and Application in Copper Phtalocyanine Dye Removal
Adriana P. Vieira, Sirlane A. A. Santana, Cícero W. B. Bezerra, Hildo A. S. Silva, José A. P. Chaves, Júlio C. P. de Melo, Edson C. da Silva Filho and Claudio Airoldi
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 21.
>> PDF (454KB) / >> Supplementary Information (94KB)
Published online: July 22, 2010

Highly Selective and Sensitive Membrane Salicylate Electrode Based on Complex of (1,8-Diamino-3,6-dioxaoctane) Nickel(II)
M. Mazloum-Ardakani, P. Pourhakkak, M. Salavati-Niasari, M. A. Karimi and M. H. Mashhadizadeh
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 30.
>> PDF (290KB)
Published online: July 22, 2010.

Quantitative Determination of Some Water-Soluble B Vitamins by Kinetic Analytical Method Based on the Perturbation of an Oscillatory Reaction
Jelena P. Maksimovic, Ljiljana Z. Kolar-Anic, Slobodan R. Anic, Dragana D. Ribic and Natasa D. Pejic
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 38.
>> PDF (414KB)
Published online: July 22, 2010.

Sensitive Determination of Perphenazine in Pharmaceuticals and Human Serum by Flow Injection Chemiluminescence Method using [Ru(phen)3]2+-Ce(IV) System and a Chemometrical Optimization Approach
B. Rezaei and A. Mokhtari
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 49.
>> PDF (506KB)
Published online: July 29, 2010.

Identification of Semiochemicals in Adults and Nymphs of the Stink Bug Pallantia macunaima Grazia (Hemiptera: Pentatomidae)
Carla F. Fávaro, Mauro A. C. de M. Rodrigues, Jeffrey R. Aldrich and Paulo H. G. Zarbin
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 58.
>> PDF (405KB) / >> Supplementary Information (736KB)
Published online: July 29, 2010.

Two-Dimensional Quantitative Structure-Activity Relationship Studies on Bioactive Ligands of Peroxisome Proliferator-Activated Receptor d
Tábata S. Garcia and Káthia M. Honório
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 65.
>> PDF (423KB)
Published online: August 10, 2010.

Synthesis, Absorption and Fluorescence Spectral Characteristics of Trinucleus Dimethine Cyanine Dyes as Fluorescent Probes for DNA Detection
Jun-Jie Su, Lan-Ying Wang, Xiang-Han Zhang, Yi-Le Fu, Yi Huang and Yong-Sheng Wei
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 73.
>> PDF (296KB) / >> Supplementary Information (2.49MB)
Published online: August 10, 2010.

Biosynthesis of Aphidicolin Proceeds via the Mevalonate Pathway in the Endophytic Fungus Nigrospora sphaerica
Adriana A. Lopes and Mônica T. Pupo
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 80.
>> PDF (425KB) / >> Supplementary Information (185KB)
Published online: August 10, 2010.

Synthesis and Characterization of a Linker for Primary Amines used in the Solid Phase Organic Synthesis of Spermidine
Emerson T. da Silva, Rosane A. S. San Gil, Stefano Caldarelli, Fabio Ziarelli and Edson L. S. Lima
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 86.
>> PDF (1.19MB)
Published online: August 12, 2010.

Solid State 13C NMR Analysis of Brazilian Cretaceous Ambers
Ricardo Pereira, Rosane A. S. San Gil, Ismar S. Carvalho, Antonio Carlos S. Fernandes and
Débora A. Azevedo
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 92.
>> PDF (468KB) / >> Supplementary Information (632KB)
Published online: August 12, 2010.

Characterization of Interactions between Natural Organic Matter and Metals by Tangential-Flow Ultrafiltration and ICP OES
Adilson C. Santos, Luciane P. C. Romão, Valéria L. de Oliveira, Mônica C. Santos, Carlos A. B. Garcia, Igor C. Pescara and Luiz F. Zara
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 98.
>> PDF (280KB)
Published online: August 12, 2010.

Ultrasound-Assisted Emulsification Microextraction of Trace Amounts of Co and Mn Ions Prior to Flame Atomic Absorption Spectrometry
Sayed Z. Mohammadi, Daryoush Afzali, Yar M. Baghelani and Laleh Karimzadeh
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 104.
>> PDF (206KB)
Published online: August 24, 2010.

Degradation of Food Dyes by Zero-Valent Metals Exposed to Ultrasonic Irradiation in Water Medium: Optimization and Electrospray Ionization Mass Spectrometry Monitoring
Sérgio P. Pavanelli, Glayson Leonardo Bispo, Clésia Cristina Nascentes and Rodinei Augusti
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 111.
>> PDF (920KB)
Published online: August 24, 2010.

A Historical Evaluation of Anthropogenic Impact in Coastal Ecosystems by Geochemical Signatures
Soraya M. Patchineelam, Christian J. Sanders, Joseph M. Smoak, Rafaela C. Zem, Gustavo Oliveira and Sambasiva R. Patchineelam
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 120.
>> PDF (261KB) / >> Supplementary Information (254KB)
Published online: August 24, 2010.

Electrochemical Degradation of Reactive Dyes at Different DSA® Compositions
Rodrigo G. da Silva, Sydney Aquino Neto and Adalgisa R. De Andrade
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 126.
>> PDF (515KB)
Published online: August 24, 2010.

Ultra-Performance Liquid Chromatographic Method for Simultaneous Quantification of HIV Non-Nucleoside Reverse Transcriptase Inhibitors and Protease Inhibitors in Human Plasma
Marina V. Antunes, Júlia Poeta, Jorge P. Ribeiro, Eduardo Sprinz and Rafael Linden
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 134.
>> PDF (488KB) / >> Supplementary Information (123KB)
Published online: August 27, 2010.

Artificial Neural Networks in the Classification and Identification of Soybean Cultivars by Planting Region
Olívio F. Galão, Dionísio Borsato, Jurandir P. Pinto, Jesuí V. Visentainer and Mercedes Concórdia Carrão-Panizzi
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 142.
>> PDF (917KB)
Published online: August 31, 2010.

One-Pot Four-Component Synthesis of 2-Aryl-3,3- Dihaloacrylonitriles using Potassium Hexacyanoferrate(II) as Environmentally Benign Cyanide Source
Zhouxing Zhao and Zheng Li
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 148.
>> PDF (231KB) / >> Supplementary Information (2.28MB)
Published online: September 8, 2010.

Molecular Dynamics Simulations and QM/MM Studies of the Reactivation by 2-PAM of Tabun Inhibited Human Acethylcolinesterase
Arlan da Silva Gonçalves, Tanos C. C. França, José D. Figueroa-Villar and Pedro G. Pascutti
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 155. (cover article)
>> PDF (1.51MB) / >> Supplementary Information (3.52MB)
Published online: September 30, 2010.

SHORT REPORTS

NMR Study of 1,4-Dihydropyridine Derivatives Endowed with Long Alkyl and Functionalized Chains
Margarita Suárez, Dolores Molero, Esperanza Salfrán, Hortensia Rodríguez, Julieta Coro, Elena Sáez, Roberto Martínez-Álvarez and Nazario Martín
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 166.
>> PDF (334KB)
Published online: July 27, 2010.

Efficient Synthesis of 1,3,5-Oxygenated Synthons from Dimethyl 3-Oxoglutarate: First Use of Borane-dimethyl Sulfide Complex as a Regioselective Reducing Agent of 3-Oxygenated Glutarate Derivatives
Valéria B. Riatto, Maria N. M. Carneiro, Venília B. Carvalho and Mauricio M. Victor
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 172.
>> PDF (177KB)
Published online: July 29, 2010.

Chemical Constituents from Aegle marmelos
Surat Laphookhieo, Chalita Phungpanya, Cholpisut Tantapakul, Somsak Techa, Suphara Tha-in and Wanwasan Narmdorkmai
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 176.
>> PDF (161MB) / >> Supplementary Information (2.49MB)
Published online: August 10, 2010.

Influence of Wavelet Transform Settings on NIR and MIR Spectrometric Analyses of Diesel, Gasoline, Corn and Wheat
Luiz Alberto Pinto, Roberto K. H. Galvão and Mário César U. Araújo
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 179.
>> PDF (1.27MB)
Published online: August 17, 2010.

Synthesis of New 2-Aminocarbohydrate-1,4-Naphthoquinone Derivatives Promoted by Ultrasonic Irradiation
Caroline F. J. Franco, Alessandro K. Jordão, Vitor F. Ferreira, Angelo C. Pinto, Maria C. B. V. de Souza, Jackson A. L. C. Resende and Anna C. Cunha
J. Braz. Chem. Soc. 2011, 22, 187.
>> PDF (380KB)
Published online: August 24, 2010.

 

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299