.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 961

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


6/1/2011


Nova sede do CNPq é inaugurada pelo presidente Lula

O “prédio inteligente” que teve como primeira atividade abrigar a última reunião do CCT em 2010, possui mais de 60 salas de reunião e instalações modernas distribuídas em 30 mil metros quadrados.

Na tarde de hoje (27/12), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, e pelo presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão, inaugurou a nova sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em Brasília e participou da última reunião do CCT, em 2010.

Pela primeira vez um presidente eleito democraticamente visitou as instalações da instituição. A solenidade contou também com a presença dos ministros de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann; da Educação, Fernando Haddad; da Segurança Institucional, Jorge Armando Felix; e do Planejamento, Orçamento eGestão, Paulo Bernardo Silva; além de diversas autoridades como o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp.

Primeiro a falar, Aragão traçou um panorama sobre o Conselho: “Atualmente o CNPq concede mais de 80 mil bolsas em várias modalidades, apoiando desde jovens pesquisadores, com bolsas de Iniciação Científica, até pesquisadores altamente qualificados, com a modalidade Produtividade em Pesquisa”. O presidente lembrou ainda que em 2011 o número de bolsas pode chegar a 90 mil, além de ressaltar a importância dos 122 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, que produzem pesquisas em todas as áreas do conhecimento e receberam recursos de mais de R$ 600 milhões, pontuou.

Presidente do CNPq

Carlos Alberto afirmou que a mudança de endereço é um passo muito importante para aprimorar as atividades desenvolvidas pelo órgão. “A nova sede tem uma moderna infraestrutura, conta com mais de 60 salas de reunião, algumas apropriadas para videoconferência, possui um auditório de 302 lugares, um sistema de informática reformulado para se adaptar as demandas da casa, além do restaurante escola SENAC. Trabalhando em um único espaço, em constante aperfeiçoamento dos instrumentos, com certeza iremos consolidar ainda mais o estímulo para o desenvolvimento Cientifico do país”, concluiu Aragão.

Energia Solar

Assinatura do acordo de cooperação tecnica entre MME e MCT
Ministro de Minas e Energia

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico da energia solar, em especial a heliotérmica, no Brasil, os Ministros de C&T e de Minas e Energia assinaram um acordo de cooperação técnica. O ministro Zimmermann afirmou que atrair a comunidade acadêmica e em outra etapa as empresas deve obedecer a uma lógica.

“É uma satisfação implantarmos no próximo ano a primeira usina heliotérmica do país. É um marco para o desenvolvimento da tecnologia solar no Brasil”, afirmou o ministro que também lembrou a importância de desenvolver a tecnologia internamente ao invés de simplesmente importá-la.

Reunião

Ao encerrar a reunião, o presidente Lula afirmou que sempre houve dinheiro para a Ciência, o problema era a falta de decisão política para liberá-lo, além da falta de projetos:  “Não faltavam recursos, mas sim preparação para aplicar estes recursos disponibilizados em projetos que gerassem bons resultados. O avanço brasileiro no setor de ciência e tecnologia se deve mais ao trabalho conjunto do governo, comunidade científica e empresários, no planejamento, monitoramento e execução de projetos do que à disponibilização de recursos", ressaltou.

Presidente Lula discursa no CNPq

O presidente aproveitou também para prestar uma homenagem aos ministros de Ciência e Tecnologia que teve ao longo de seus dois mandatos - Roberto Amaral, Eduardo Campos e Sergio Rezende – que segundo ele, tiveram papéis fundamentais e muita competência para alavancar o setor.

“Nunca antes na história desse país eu imaginei estar numa reunião com a comunidade científica e ouvir elogios de seus representantes. Eu não sou nenhum cientista, mas eu tinha consciência de que para o Brasil ir para frente precisava investir em Ciência, Tecnologia e Educação”, finalizou.

Durante a última reunião do ano, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia o ministro Sergio Rezende apresentou o relatório do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional - PACTI 2007-2010: principais resultados e avanços.  Rezende afirmou que o setor de C&T no Brasil ganhou impulso na última década. Segundo ele, os balanços apresentados neste final de governo são muito positivos.

Ministro da Ciencia e Tecnologia

“Nestes últimos anos, houve um grande aumento no volume de recursos voltados para pesquisa. Ações estruturantes para a consolidação de um Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia foram fundamentais. Somente nos últimos quatro anos com a implementação do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI 2007-2010) foram investidos R$ 41 bilhões. Atualmente trabalhamos com uma maior articulação com os Estados, investimos mais recursos em empresas inovadoras, houve muitos avanços no marco legal, como a Lei de Inovação, Lei do Bem, e da Biossegurança. E 2010 foi um ano muito especial, pois lançamos também o Livro Azul”, pontou Rezende.

O Livro Azul é um documento de muita densidade formulado a partir da 4° Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação (CNCTI), que contém um conjunto de proposições que serão utilizadas pelo próximo governo para a implementação de Políticas de Estado de CT&I  no sentido de promover o Desenvolvimento Sustentável na próxima década.

O CCT

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) é presidido pelo presidente da República, secretariado pelo ministro da Ciência e Tecnologia e composto por 13 representantes do Governo Federal, oito representantes de produtores e usuários e seis representantes de entidades de caráter nacional representativas dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia.

A missão do Conselho é propor a política de Ciência e Tecnologia do país, como parte integrante da política nacional de desenvolvimento, além dos planos, metas e prioridades de governo referentes à C&T, com as especificações de instrumentos e de recursos. Opinar sobre propostas ou programas que possam causar impactos à política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como atos normativos de qualquer natureza para regulamentá-la, também são atribuições do Conselho.  

Casa nova

nova sede do CNPq
Após 30 anos trabalhando em prédios dispersos, os servidores do CNPq concretizam o tão almejado sonho de trabalhar em um único espaço físico. A nova sede está situada próxima ao Aeroporto. O novo endereço do CNPq é SHIS QI 1, lote B – Lago Sul - Brasília – DF.

 

Galeria de fotos



Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq (http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2010/1227a.htm)




SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299