.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 961

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


6/1/2011


Livro Azul divulga recomendações da 4ª CNCTI


          Lançado em 22 de dezembro, o Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, resume os trabalhos realizados para o evento por entidades científicas, educacionais e órgãos governamentais, entre eles a SBQ, cuja participação se deu através de documento enviado para a Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, SBPC. As análises dos diversos segmentos – agricultura, bioenergia, pré-sal, entre outros – são acompanhadas de recomendações que devem subsidiar o debate e o planejamento para o setor.

         O capítulo “Momento Histórico para o Avanço da Ciência Brasileira” traz 14 recomendações, salientando a importância de que essas iniciativas sejam tratadas como política de Estado para sustentar o efetivo avanço da ciência no país. Entre as proposições estão (item 2) “promover substancial acréscimo de investimentos em infraestrutura, com a expansão qualificada do sistema universitário, institutos de pesquisa e laboratórios, inclusive de grande porte, e de escolas e programas de formação de técnicos para operá-los”.

         Recomenda também o lançamento (item 4) “de um amplo programa de brain gain sobretudo de jovens talentos, tendo em vista o vigoroso avanço científico do País e a remuneração atualmente competitiva em relação, por exemplo, aos países europeus”. Dá ênfase à “absorção de cientistas estrangeiros qualificados” e à “difusão internacional de concursos para professores e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa, valorizando a busca dos melhores talentos no plano mundial” (6)

         O documento sublinha a necessidade de “aperfeiçoar mecanismos de formação e fixação de cientistas nas regiões do País que mais carecem de sólida competência em ciência e tecnologia”. Assim como realizar “esforços institucionais para melhorar a qualidade da pós-graduação, inclusive com processos seletivos mais exigentes de seleção e conclusão dos programas”. O item 12 das recomendações propõe que sejam criadas “modalidades de apoio a pesquisas com duração de até cinco anos para projetos de natureza mais ousada e/ou abrangente”.

         Na análise que precede as recomendações do capítulo, ao tratar da ampliação de recursos, os redatores do Livro Azul tomam como referência o marco temporal de 2020, destacando ser preciso “alcançar avanços significativos na titulação anual de mestres e doutores, com a devida prioridade na concessão de bolsas de estudos nas áreas consideradas mais estratégicas e/ou carentes no País, como, por exemplo, engenharias, oceanografia, biologia marinha e matemática”.

         O texto lembra, ainda, que “a parcela do PIB investida em P&D deve ser aumentada substancialmente, em particular no que concerne ao dispêndio empresarial.”

         A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizada de 26 a 28 de maio de 2010, em Brasília, organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, ligado ao MCT.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299