.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 963

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/1/2011


34ª REUNIÃO ANUAL

Meio Ambiente: a Química olha para o planeta


          A programação da 34ª Reunião Anual da SBQ, como nos anos anteriores, inclui vários assuntos relacionados ao meio ambiente, mas cinco apresentações trarão interesse especial para os interessados em ampliar o conhecimento sobre as pesquisas na área. O minicurso “Estrutura da atmosfera e gases de efeito estufa” será ministrado pela professora Luciana V. Gatti, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, com foco em estudos realizados sobre a Amazônia.

          No dia 24, os participantes poderão assistir a conferência do professor Paul Worsfold, que é líder do grupo de pesquisas sobre Biogeoquímica e Química Analítica Ambiental, da Universidade de Plymouth (Flow injection techniques for investigating the biogeochemistry of dinamic aquatic enviroments).

          Uma visão sobre “Ecologia química marinha: origem, desenvolvimento e perspectivas”, será apresentada pelo professor Renato Crespo Pereira, da UFF, também no dia 24. Área recente e interdisciplinar, a ecologia marinha se destaca como um dos promissores campos de atuação profissional no país, e vem recebendo atenção especial dos órgãos governamentais de apoio à pesquisa.

         Dois workshops, realizados no dia 23, abrem espaço para tratar de aspectos específicos dentro da temática meio ambiente. “Contaminantes emergentes em águas”, coordenado pelos professores Wilson de Figueiredo Jardim, da UNICAMP, e Maria Olímpia de Rezende, da USP, tratará da dos riscos para os mananciais por contaminação de substâncias tóxicas que vêm sendo identificadas na água “Fotoquímica ambiental”, sob a coordenação dos professores Erick Leite Bastos (UFABC), e Hueder Paulo Moisés, vai enfocar a luz como elemento de equilíbrio químico para o planeta.




Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

























SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299