.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1107

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ



23/1/2014



37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


Harold Kroto, Prêmio Nobel de Química, e as fronteiras da criatividade


Falar sobre criatividade na ciência é uma das atividades preferidas de Harold Kroto, Prêmio Nobel de Química, de 1996. Em sua carreira, a capacidade criativa está realçada pela importante descoberta de uma nova forma alotrópica de carbono, os chamados "fulerenos". A conquista, obtida ao lado de Robert F. Curl e Richard E. Smalley, lhe conferiu prestígio mundial, e deu início a um promissor campo de pesquisa, amplamente explorado nas últimas três décadas. "Criatividade sem fronteiras" é o tema da conferência que será apresentada por ele na 37ª Reunião Anual da SBQ.

Amante da arquitetura, e do design gráfico, Kroto é conhecido como um cientista que enxerga na proximidade da arte com a ciência uma forma de ampliar o impulso criativo das pessoas. Arte e ciência estão presentes, por exemplo, no trabalho do pesquisador, e de sua equipe, para desvendar a estrutura tridimensional dessas "gaiolas" de dimensões nanométricas, formadas exclusivamente por átomos de carbono, lembra a professora Rossimíriam Pereira de Freitas, do Laboratório de Síntese Orgânica da UFMG.

Nascido em Wisbech, Inglaterra, filho de pais alemães que emigraram para a Inglaterra fugindo do nazismo (seu pai era judeu cuja família era de origem polonesa), o jovem Harold Kroto foi um esportista dedicado e chegou a considerar a carreira no tênis, como relata em sua biografia no site da Fundação Nobel. Fez sua opção pela química orgânica, que cursou na Universidade de Sheffield, e foi atraído pela espectroscopia de radicais livres. O diálogo com a pesquisa internacional o levou ao Canadá e, depois, aos Estados Unidos, onde trabalhou no renomado Bell Labs.

No depoimento, Kroto nota ainda que, em 1985, ao concretizar a descoberta do fulereno, arquivou o sonho de montar um estúdio especializado em design gráfico científico. Mas ficava cada vez mais claro para ele o potencial do computador como um dispositivo de criação artística. Em 1995, junto com o produtor da BBC, Patrick Reams, inaugurou a Vega Science Trust, dedicada à produção de filmes científicos de alta qualidade, para serem exibidos em redes de televisão. Posteriormente, seria um dos responsáveis pela implantação do portal Geoset, dedicado à divulgação científica.

No resumo de sua conferência, Kroto observa que "quando se examina uma faixa ampla de exemplos de criatividade, descobre-se que ha fatores comuns onde ocorrem os avanços em ciência, tecnologia, artes, mídia etc. Isso evidencia que a criatividade invariavelmente envolve uma "síntese", resultante de fatores contribuintes que, a priori, não fariam sentido juntos, mas se misturam para produzir algo totalmente novo e inovador.

O prazo final para submissão de resumos à 37ª RASBQ é 03/02/2014. A Reunião será realizada de 26 a 29 de maio de 2014, no Centro de Convenções de Natal(RN).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299