.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1108

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ



30/1/2014



37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


Faltam 4 dias para o término do prazo de inscrição dos resumos para a 37ª Reunião Anual da SBQ


No dia 3 de fevereiro encerra-se o prazo para submissão dos resumos e inscrição com desconto para a 37ª Reunião Anual da SBQ. O encontro, que cumpre a missão de oferecer o mais completo painel da pesquisa em química, ganha importância crescente no momento atual do país. É espaço único para acompanhamento do rápido processo de mudanças vivido pela comunidade. Mudanças que ocorrem em várias frentes, de forma simultânea. Uma delas é a expansão do ensino superior, e dos cursos de química, com o surgimento de uma nova geração de profissionais em busca de oportunidades. Está em formação, também, um novo e mais complexo perfil institucional na área, com a evolução das políticas para CT&I.

Assiste-se, ao mesmo tempo, a uma intensa integração da ciência brasileira com os centros mais desenvolvidos. "Competitividade com responsabilidade", o tema de 2014, supõe ainda o debate sobre a necessidade de maior inserção de docentes e pesquisadores em uma economia em busca de transformação, com grande demanda de conhecimento científico e de difusão desse conhecimento. São muitas, portanto, as questões que os participantes da 37ª Reunião Anual terão para discutir em Natal.

Uma das mais instigantes é a exploração dos recursos naturais. Neste capítulo, o tema da conferência de abertura destaca-se pela importância que o assunto tem para o futuro: "Terras à vista. Serão Raras? Quanto valem?" O conferencista será Osvaldo Antonio Serra (USP), cujas credenciais o situam entre os principais especialistas brasileiros na área de terras raras.

A atraente relação entre ciência e imaginação será explorada pelo Prêmio Nobel (1996) Harold Kroto na sessão especial "Criatividade sem fronteiras". O prestígio internacional do pesquisador inglês, descobridor de uma nova forma de carbono, os chamados "fulerenos", é acompanhado por sua reconhecida capacidade de comunicação que o tornou um dos mais requisitados palestrantes científicos da atualidade.

Como em anos anteriores, a Reunião Anual programou um simpósio temático que terá como tema "A química no cenário econômico atual: competitividade com responsabilidade". A sessão será coordenada pelo presidente da SBQ, Vitor Francisco Ferreira, com a participação do representante da organização alemã Dechema, Dieter Miers, de Fernando Figueiredo, da Associação Brasileira da Indústria Química, ABIQUIM, e de Martim Francisco de Oliveira, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social, BNDES.

A proposta dos organizadores de oferecer um panorama da pesquisa de ponta em química, em âmbito mundial, ganhou forma em 16 conferências convidadas. Elas permitem acompanhar a linha de frente do conhecimento científico em áreas como biomedicina, meio ambiente, nanomateriais, energias renováveis, alimentos, química verde, entre outras. Para isso foram convidados conferencistas da Alemanha, EUA, Inglaterra, Portugal e Holanda, aos quais se somam renomados pesquisadores brasileiros.

Conteúdos de formação e atualização, assim como espaços para divulgação e trocas de experiências, estarão distribuídos em 13 minicursos, 20 sessões coordenadas, 7 workshops e 3 sessões de painéis.

A 37ª Reunião Anual, além disso, ganhará registro na história da SBQ como a primeira realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. A alternância do local do encontro, que ocorre a cada dois anos, é parte do compromisso da entidade de promover a integração regional entre os associados.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299