.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1110

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


13/2/2014


Brics elegem áreas para aprofundar cooperação em ciência e tecnologia



Ministros aprovaram declaração na África do Sul. Foto GCIS

Os Brics - bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - oficializaram a decisão de aprofundar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Nesse sentido, o grupo estabeleceu cinco áreas temáticas de trabalho: alterações climáticas e mitigação de desastres naturais; recursos hídricos e de tratamento da poluição; tecnologia geoespacial e suas aplicações; energias alternativas e renováveis; e astronomia.

Essas diretrizes integram a Declaração da Cidade do Cabo, aprovada nesta segunda-feira (10) como resultado do Primeiro Encontro de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Brics, na cidade sul-africana.

documento expressa a intenção de enfrentar os desafios socioeconômicos globais e regionais comuns ao bloco; gerar novos conhecimentos e produtos inovadores, serviços e processos; e promover parcerias com outros atores estratégicos no mundo em desenvolvimento.

Os ministros participantes - Marco Antonio Raupp, entre eles - propõem que o memorando seja assinado pelos chefes de Estado dos cinco países na 6ª Cúpula do Brics, marcada para julho, em Fortaleza.

Foco na igualdade

A declaração ressalta a importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento humano. E pondera que, a despeito da relevância da competitividade no ambiente global de rápida mudança tecnológica, a base da cooperação em CT&I entre os países do bloco deve estar centrada nas pessoas e no bem público, de forma a apoiar o crescimento equitativo e o desenvolvimento sustentável.

Os signatários defendem o estímulo ao investimento conjunto no desenvolvimento de altas tecnologias, a criação de plataformas tecnológicas comuns e a criação de centros e laboratórios de pesquisa aplicada e de inovação. Sugerem, ainda, o estabelecimento de mecanismos para transferência de tecnologia e conhecimento e a criação de um programa de intercâmbio estudantil no âmbito do grupo de nações para enfrentar seus desafios de capital humano.


Fonte: Assessoria de Comunicação do MCTI (Texto: Pedro Biondi)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299