.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1111

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/2/2014


Ciência sem Fronteiras divulga selecionados para cinco países


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 17/02, os resultados parciais das chamadas para o Ciência sem Fronteiras (CsF) referentes a cinco editais de 2013: 156 (Estados Unidos), 157 (Alemanha), 163 (China), 164 (Hungria) e 165 (Japão). A recomendação dos alunos listados não é garantia de aprovação final, pois esta requer o aceite do candidato por uma universidade do país em que se candidatou. O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência, da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Capes.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Acesse os resultados e dados do CsF


Fonte: Ascom do CsF











SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299