.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1111

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/2/2014


São Paulo inaugura 18 polos da Universidade Aberta para oferecer formação a educadores


O ministro da Educação, Henrique Paim, participou do marco inaugural dos primeiros 18 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na cidade de São Paulo, no dia 11/02. A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade da oferta de programas de formação aos educadores.

A UAB é um sistema operado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integrado por universidades públicas, que oferece cursos de nível superior, por meio do uso da metodologia da educação a distância, para camadas da população que têm dificuldades de acesso à formação universitária. A UAB é integrada por 104 instituições de ensino superior. O Sistema UAB apoia, também, pesquisas e metodologias inovadoras, com ênfase no uso de tecnologias de informação e comunicação em educação, nos 668 polos de apoio presencial.

O ministro Henrique Paim destacou a contribuição das universidades para a educação básica (Foto: Fábio Arantes/Secom da Prefeitura de São Paulo)

"O Ministério da Educação e o governo da presidenta Dilma têm um compromisso com a qualidade da educação. Esse é um compromisso forte que envolve não só a ampliação do acesso à educação, mas também o alcance de metas de qualidade de educação no Brasil que, por sua vez, exige também um compromisso com a formação de professores", disse o ministro Henrique Paim. "Se nós não tivermos uma formação adequada para os docentes, uma educação que faça com que eles sejam valorizados e cada vez mais presentes e ativos em sala de aula, oferecendo qualidade a seus estudantes, nós não vamos melhorar a qualidade da educação no Brasil", completou.

No município de São Paulo, estão previstos 32 polos, 18 já entregues e outros 14 que deverão ser avaliados pela Capes e entregues ao programa ainda neste semestre. A priori, o programa oferecerá cursos de 12 universidades públicas, entre as quais a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

"Essas 12 universidades estão dando as mãos para São Paulo para contribuir com a nossa educação básica. E um gesto desses, de tamanha cumplicidade, tem que ser reconhecido como algo transformador, pois a universidade se manteve por muitas décadas afastada da educação básica", ressaltou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. "O programa da UAB está usando o melhor equipamento público da cidade, que é o que dignifica o nosso magistério", disse o prefeito.

A implantação dos polos de apoio presencial em São Paulo visa à ampliação do acesso à educação superior pública nas diferentes áreas do conhecimento, por meio da oferta de cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada a professores, bem como cursos superiores e de pós-graduação para formação de gestores educacionais e trabalhadores da área. Os cursos serão abertos não só a educadores da rede municipal de ensino, mas também a professores e demais interessados da cidade de São Paulo.

Vagas – No primeiro semestre de 2014, serão ofertadas mais de 300 mil matrículas. Só no município de São Paulo serão ofertadas 5.967 vagas, das quais 3.438, aproximadamente 57%, serão destinadas a professores em exercício. Ao longo do ano serão ofertados 125 cursos de especialização, 12 de aperfeiçoamento e 31 licenciaturas. No momento, os docentes e interessados têm à disposição 33 cursos, a maior parte deles de especialização. As aulas têm previsão para início em março.

A distribuição de cursos e vagas disponíveis pode ser conferida no portal da própria Secretaria Municipal de Educação. Entre os cursos que serão oferecidos já neste semestre, estão educação empreendedora, pela Universidade Federal de São João del Rei; pedagogia, pela Unesp e mídias na educação, pela Universidade do Paraná.

Os cursos de especialização em gestão pública e gestão pública municipal, ambos ofertados pela Unifesp, serão voltados a profissionais com formação superior em qualquer área e já estão com inscrições abertas, que seguem até o dia 28 de fevereiro.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social (com informações da Prefeitura de São Paulo)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299