.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1112

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


27/2/2014


Orientador do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica é eleito Fellow da Sociedade Real de Química da Inglaterra


O jornal The Times, publicado em Londres, em sua edição de 15 de Janeiro de 2014 publicou a lista dos novos membros eleitos para a categoria de Fellow da Sociedade Real de Química (Royal Society of Chemistry – RSC) da Inglaterra. Na lista consta o nome do professor Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, professor do Departamento de Química da UFV até 2011 e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica há mais de 20 anos.

A RSC foi fundada há mais de 170 anos e é a sociedade de Química mais antiga, tendo sido originalmente fundada em 30 de março de 1841 com o nome de Sociedade de Química. Das várias categorias de membros Fellow é reservada a "profissionais com comprovada experiência e maturidade na carreira e que contribuíram para promover o avanço e ampla aplicação da química", conforme está no estatuto daquela sociedade. Juntamente com o certificado de admissão, ao novo Fellow é facultado utilizar as letras designatórias da categoria (FRSC) após o nome. A indicação do nome do professor do Programa d e Pós-Graduação em Agroquímica para a mais elevada categoria da RSC é um reconhecimento da contribuição dada pelo pesquisador ao avanço da química, tendo toda a sua contribuição dada enquanto docente da UFV. Segundo o Chefe do Departamento de Química da UFV, professor Antônio Jacinto Demuner, essa honraria demonstra a visibilidade internacional de várias pesquisas realizadas no Departamento de Química da UFV.

O professor Barbosa implantou na UFV, uma linha de pesquisa em síntese de novos agroquímicos e criou o Laboratório de Análise e Síntese de Agroquímicos (LASA). Atualmente, além de orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, o professor Barbosa é desde 2012 professor titular do Departamento de Química da UFMG.

Algumas fotos estão neste link.

Contatos podem ser feitos pelo e-mail: efraimreis@gmail.com


Fonte: Efraim Lázaro Reis (UFV)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299