.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1112

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ



27/2/2014



37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


Pós-graduação nos EUA: um roteiro para conseguir o melhor resultado


A crescente internacionalização da pesquisa científica brasileira, que ganhou impulso com o programa Ciência Sem Fronteiras, trouxe para muitos jovens estudantes a necessidade de se preparar para fazer intercâmbios de graduação e pós-graduação no exterior. A decisão, com frequência, vem acompanhada de dúvidas sobre como melhor explorar essa oportunidade. Quais os programas mais adequados, que instituições os oferecem ou o que é preciso para uma boa convivência acadêmica no local escolhido.

Essas e outras questões poderão encontrar respostas na 37ª Reunião Anual da SBQ. Elas serão abordadas na apresentação Brasil/EUA: Tendências, Oportunidades e Melhores Práticas de Pós-graduação de Estudos de Química no Exterior, conduzida pelos professores Paulo Cezar Vieira, da Universidade Federal de São Carlos, e ex-presidente da SBQ, e Bradley Miller, diretor da American Chemical Society.

"Nossa proposta é chamar a atenção para as oportunidades existentes para os alunos de graduação e pós-graduação, quando se considera principalmente o eixo Brasil-Estados Unidos", explica Paulo Cezar Vieira. Com esse propósito, os conferencistas vão apresentar um quadro geral e assinalar aspectos, como o que deve ser levado em conta quando alunos estão submetendo seus pedidos, ou quais as possibilidades de financiamento, por exemplo. O tema inclui também o processo de retorno desses estudantes ao Brasil, e como devem se preparar para a volta, considerando o cenário profissional. Embora a ênfase do encontro esteja na orientação para os estudantes brasileiros, as condições para alunos norte-americanos fazerem cursos no Brasil também serão abordadas.

Bradley Miller, que é diretor do Escritório de Atividades Internacionais da ACS, leva para a apresentação uma ampla experiência como organizador de intercâmbios de profissionais da academia. Trabalhou na Comissão Nacional dos Estados Unidos para a UNESCO e foi homenageado pela ACS por sua participação no Ano Internacional da Química-2011.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299