13/3/2014
Pesquisador brasileiro coordena projeto de glossário internacional sobre QuÃmica Renovável
A iniciativa conta com um grupo de especialistas que iniciará o trabalho com levantamento de dados sobre os termos de interesse relacionados à QuÃmica
A Embrapa Agroenergia está coordenando a elaboração de glossário sobre QuÃmica Renovável da União Internacional de QuÃmica Pura e Aplicada (IUPAC). Será o primeiro documento a normatizar em âmbito mundial os conceitos relacionados ao tema.
A QuÃmica Renovável está baseada em matérias-primas alternativas ao petróleo, contribuindo para a sustentabilidade de diversas cadeias produtivas. "Há, hoje, grande interesse internacional, tanto acadêmico quanto industrial, no desenvolvimento de produtos e processos quÃmicos renováveis", explica o coordenador do projeto Silvio Vaz Júnior, pesquisador da Embrapa Agroenergia.
A iniciativa conta com um grupo de especialistas que iniciará o trabalho com levantamento de dados sobre os termos de interesse, que relacionados à QuÃmica Orgânica, QuÃmica Inorgânica, QuÃmica AnalÃtica, FÃsico-QuÃmica, Engenharia QuÃmica, QuÃmica Verde, Bioenergia, Biotecnologia e Biorrefinarias, comporão a publicação. Esse grupo é composto por Mônica Damaso, também pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Vitor Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de QuÃmica - SBQ, Vânia Zuin, professora da Universidade Federal de São Carlos, Birgit Kamm, pesquisadora do Instituto de BiopolÃmeros (Alemanha), James Clark, professor da Universidade de York (Inglaterra), e Pietro Tundro, da Universidade de Veneza (Itália).
As ações para elaboração do glossário começaram em janeiro e vão durar cerca de dois anos. Quando concluÃdo, o documento será publicado em inglês pela IUPAC e estará disponÃvel em uma plataforma online. A SBQ publicará a versão em português do glossário.
A IUPAC é uma organização cientÃfica internacional reconhecida como autoridade mundial na padronização de nomenclaturas, terminologias e métodos na área QuÃmica. Foi fundada em 1919 por cientistas atuantes nas indústrias e no meio acadêmico, que acreditavam na importância da padronização para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento da indústria e comércio em âmbito global. É a organização responsável por publicar e atualizar a tabela periódica oficial.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas neste link (em inglês):
Fonte: Ascom Embrapa Agroenergia
|