.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1114

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


13/3/2014


Capes realiza encontro para discutir a questão da interdisciplinaridade nas universidades brasileiras


Acontece, de 13 a 15 de maio, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o 3º Encontro Acadêmico Internacional – Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras – Resultados e Desafios.

Entre os objetivos estão a identificação dos avanços e desafios na implementação da interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão, com base nos resultados dos Encontros Regionais; a indicação de estratégias e mecanismos para institucionalização da interdisciplinaridade nas universidades, nas agências de fomento, nos conselhos profissionais e nas entidades de representação científica; e a caracterização dos avanços obtidos e perspectivas da contribuição da interdisciplinaridade na construção do conhecimento, na formação acadêmica de novos perfis profissionais e na inserção social da universidade.

Para abordar os temas relacionados aos objetivos do encontro, acontecerão painéis, palestras e mesas-redondas. Na ocasião, também será lançado o livro "Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e pesquisa" e a Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG) com tema "A Pós-graduação e o Desenvolvimento Sustentável". A programação completa e as inscrições podem ser feitas na página do encontro.

Encontro
A partir dos resultados do "Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão", realizado em 2012, na Capes, o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) assumiu, em conjunto com a Capes, o compromisso de discutir, propor e estabelecer medidas que possam contribuir para sua internalização e institucionalização no âmbito das universidades brasileiras, bem como para sua adoção pelos órgãos de fomento no país.

Ao longo do ano de 2013, todas as cinco regiões brasileiras realizaram encontros em torno do tema da interdisciplinaridade. Esses eventos trouxeram aportes de compreensão, novas ideias, encaminhamentos e práticas que serão apresentados ao Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade nas Universidades Brasileiras: resultados e desafios", que ocorrerá em maio de 2014, em Brasília. As cartas, resultantes dos eventos regionais, estão disponíveis na página do evento.


Fonte: CCS/Capes






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299