13/3/2014
Prêmio Almirante Álvaro Alberto já tem o agraciado de 2014
O vencedor da edição 2014 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia é o doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina e Livre-Docente pelo Instituto de Química da USP (IQUSP), professor Walter Colli.
Com vasta experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, Colli atua principalmente na área de interação entre Trypanosoma Cruzi e célula hospedeira, com particular enfoque em glicoconjugados, ligantes e receptores. Em sua carreira, publicou mais de 100 trabalhos na literatura especializada e 22 capítulos de livros, sendo responsável pela orientação e formação de estudantes bolsistas de iniciação científica, mestres, doutores e pós-doutores.
Nos últimos 30 anos, o professor Walter Colli manteve estreita colaboração com grupos de pesquisa argentinos, tendo recebido vários pós-doutores da Argentina em seu laboratório. Colli é bolsista de Produtividade Sênior do CNPq, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). É membro da Ordem do Mérito Científico do Brasil nas classes Comendador (1995) e Grã Cruz (2000).
Ao laureado será entregue premiação concedida pela Fundação Conrado Wessel, no valor de R$ 200 mil, uma viagem em navio de assistência hospitalar na Amazônia concedida pela Marinha do Brasil, além de diploma e medalha concedidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). A cerimônia de premiação ocorrerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, no mês de outubro.
O Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia foi criado em 1981 e tem como parceiros, atualmente, a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil. É atribuído anualmente ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da ciência, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento: a) Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; b) Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e c) Ciências da Vida.
Este ano foi contemplada a área de Ciências da Vida,que compreende as disciplinas científicas que envolvem o estudo dos organismos vivos, como as plantas, animais e seres humanos, e questões relacionadas.
Clique e saiba mais sobre o agraciado da edição 2014
Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
|