.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1114

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ



13/3/2014



37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


Pesquisador do Max Planck Institute mostra novas abordagens na produção de medicamentos para doenças infecciosas


Encontrar novas soluções para prevenção e tratamento de doenças infecciosas, entre elas a malária, é uma das principais expectativas que se coloca hoje para a pesquisa científica. Avanço concreto nessa direção é o trabalho de Peter H. Seeberger, do Max Planck Institute, da Alemanha. Uma de suas linhas de pesquisa dedica-se a desenvolver antígenos sintéticos para produzir anticorpos empregados em vacinas, transpondo a difícil barreira de isolar essas substâncias de fontes naturais como vírus, bactérias e protozoários. O professor Seeberger é o convidado da 37ª Reunião Anual da SBQ, que apresentará a conferência Preventing and curing infectious deseases: carbohydrate vaccines and continuous flow synthesis.

Também muito relevantes são os resultados obtidos com a criação de uma nova tecnologia para fabricação de medicamentos ou vacinas, ressalta a professora Dulce Helena Siqueira, do IQ da Unesp/Araraquara e da Divisão de Produtos Naturais da SBQ. A inovação substitui o processo tradicional, no qual as reações químicas para obtenção do produto final são feitas em batelada, isto é, em porções isoladas. A técnica idealizada pela equipe de Seeberger permite realizar esse processo em fluxo contínuo, sem interrupção, o que significa otimizar a capacidade de produção.

As duas frentes de trabalho serão abordadas na conferência, onde ele mostrará como essas pesquisas já desembocaram em vários candidatos para vacinas contra doenças infecciosas originadas de bactérias, fungos e parasitas. A nova técnica de fabricação será ilustrada com o emprego do modo de fluxo contínuo na produção de artemisinina, principal agente terapêutico utilizado no tratamento da malária.

A produção científica de Seeberger ganha destaque no cenário mundial diante das dificuldades enfrentadas pelos países pobres para combater as chamadas doenças negligenciadas. Elas estão fora da lista de prioridades dos grandes laboratórios internacionais cuja pesquisa está voltada, em geral, para doenças que afetam em maior escala as populações dos países ricos, como câncer ou Alzheimer. O currículo de Seeberger inclui a participação na Fundação "Hope for Africa" que visa melhorar as condições de saúde do continente africano. As pesquisas de seu laboratório resultaram na formação de duas spin-offs: a Ancora Pharmaceuticals, criada nos EUA, responsável pelo desenvolvimento de vacina contra malária, em fase de testes pré-clínicos, e a i2chem que comercializa microrreatores para aplicações químicas.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299