.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1116

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ



27/3/2014



37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


A catálise procura novas técnicas para transformar o CO2


Assinalada como um importante desafio para os que se propõem diminuir o impacto ambiental do uso de combustíveis fósseis, a busca de novas técnicas para transformar o dióxido de carbono em produtos utilizáveis pela indústria ainda tem um longo trajeto a percorrer. O sucesso dessa pesquisa promete, entretanto, ganhos muito almejados pela sociedade: capturar o CO2 da atmosfera, eliminando parte de um elemento responsável pelo aquecimento global e, ao mesmo tempo, gerar valor pela criação de novos insumos químicos. Esse é o tema de Michele Aresta, da Universidade de Bari, Itália, que será apresentado na 37ª Reunião Anual da SBQ, na conferência Converting exhaust carbon into working carbon: stepping from a linear to a circular carbon economy.

O trabalho de Michele Aresta tem se voltado nos últimos anos para o desenvolvimento de processos catalíticos que propiciem a transformação do CO2 em insumos para a indústria petroquímica, explica o professor Paulo Anselmo Suarez, do Instituto de Química da Unb. A tarefa de tornar o CO2 em um produto de interesse se defronta com vários obstáculos, observa. A começar pelas suas características de molécula bastante estável, que exige da pesquisa respostas complexas para os processos de reações.

Do ponto de vista acadêmico, a pesquisa mundial já conta com um considerável lastro de conhecimento nessa área, lembra o professor da UnB. Ele é proveniente do trabalho de um grande número de cientistas, de vários países, que se empenham hoje em desvendar esses mecanismos. Algumas aplicações já foram obtidas como resultado desse esforço. Entre os exemplos de processos que se mostraram viáveis está a obtenção de metanol pela hidrogenação de CO2.

Michele Aresta integra o conjunto de pesquisadores de maior destaque mundial no campo da catálise, reconhecimento que vem, sobretudo, de seus estudos sobre o dióxido de carbono. Tem mais de 200 artigos publicados em periódicos internacionais e é autor de quatro livros sobre o tema. Entre as homenagens que recebeu estão o Renoir Prize e as premiações da Sociedade Francesa de Química e da Sociedade Italiana de Química. A importância de sua pesquisa resultou em vários convites para recepcioná-lo como professor visitante, atividade que exerceu, também, na Universidade Federal de São Carlos.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299