.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1116

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


27/3/2014


João De Negri assume Secretaria Executiva do MCTI


Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (24), a nomeação de João Alberto de Negri como secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O economista substitui Luiz Antonio Elias, que desempenhou a função nos últimos seis anos e dez meses.

De Negri é pesquisador e ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Desde 2012, estava à frente da Diretoria de Inovação da Finep/MCTI. Na financiadora, ele ajudou desenhar e implementar o Finep 30 dias e o Plano Inova Empresa, que disponibilizou R$ 32,9 bilhões para tecnologia e a inovação.

O novo secretário executivo do MCTI também é autor do livro O Núcleo Tecnológico da Indústria Brasileira, que consolida anos de trabalho de pesquisa sobre a indústria no país e analisa como as empresas acumulam conhecimento que levam à inovação tecnológica.

De Negri irá compor a equipe do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, que terá como desafio construir um plano de CT&I integrando os anseios da comunidade científica aos dos governos federal, estaduais e municipais.

Despedida - Nesta segunda, Luiz Antonio Elias enviou uma carta de despedida aos funcionários do MCTI. Ele enalteceu a competência e o compromisso dos servidores da pasta e das unidades de pesquisa, das organizações sociais e das entidades vinculadas.

Ele destacou também os importantes marcos construídos nos anos em que esteve à frente da Secretaria Executiva do ministério em prol do fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e desenvolvimento do país. Entre eles, o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2007-2010; a realização da Conferência Nacional de CT&I em 2010; a Estratégia Nacional de CT&I 2012-2015; os planos Brasil Maior e Inova Empresa; o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia; e o programa Ciência sem Fronteiras.

Elias foi secretário executivo do MCTI na gestão dos ministros Sergio Rezende, Aloizio Mercadante e Marco Antonio Raupp, de maio de 2007 a março de 2014. Em 2006, ele chegou ao ministério para ser secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.


Fonte: Ascom do MCTI, com informações da Finep







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299