.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1116

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


27/3/2014


Seminário da SNCT traça estratégias para espalhar conhecimento científico no interior do Brasil


O Encontro dos Coordenadores Regionais – Seminário SNCT/2014, ocorrido no dia 20/03, em Brasília (DF), serviu para dar diretrizes à estratégia de pulverização do conhecimento científico e tecnológico pelo interior do Brasil. A pretensão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é disseminar CT&I para cidades de menor porte, instigar os jovens a se interessarem pelo tema e divulgar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Um dos exemplos citados foi o do Amazonas. Lá, os organizadores SNCT têm contado com o apoio de 70 instituições públicas e privadas, além do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e o Instituto Mamirauá para disseminar o conhecimento pelo estado. Para tanto, eles se valem da tecnologia para atingir as localidades mais distantes. A intenção, segundo a secretaria, é fazer com que a população perceba que tudo que ela faz no seu cotidiano envolve CT&I.

"Durante a SNCT, utilizamos toda a infraestrutura para transmitir as aulas e promover a educação básica em todo o interior do estado, oferecida pela Secretaria de Educação e pela Universidade do Amazonas. Com isso, conseguimos chegar a 100% dos municípios, ao que chamamos de Amazonas mais profundo", ressaltou Eduardo Taveira, secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI.

Outras localidades

Durante o debate foi levantado que crianças e jovens de diversos municípios do Ceará recebem equipes formadas por professores de física, química, biologia e informática, que viajam em micro-ônibus disponibilizados pelo governo estadual, dentro do programa Ciência Itinerante. A iniciativa tem despertado ações inovadoras no estado.

Outro programa, o Ceará faz Ciência, instiga os jovens a desenvolverem pesquisas e experimentos. Na cidade de Bela Cruz, um grupo de estudantes desenvolveu uma antena para celulares capaz de captar os sinais das quatro grandes operadoras do Brasil.


Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299