27/3/2014
Seminário da SNCT traça estratégias para espalhar conhecimento cientÃfico no interior do Brasil
O Encontro dos Coordenadores Regionais – Seminário SNCT/2014, ocorrido no dia 20/03, em BrasÃlia (DF), serviu para dar diretrizes à estratégia de pulverização do conhecimento cientÃfico e tecnológico pelo interior do Brasil. A pretensão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é disseminar CT&I para cidades de menor porte, instigar os jovens a se interessarem pelo tema e divulgar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Um dos exemplos citados foi o do Amazonas. Lá, os organizadores SNCT têm contado com o apoio de 70 instituições públicas e privadas, além do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e o Instituto Mamirauá para disseminar o conhecimento pelo estado. Para tanto, eles se valem da tecnologia para atingir as localidades mais distantes. A intenção, segundo a secretaria, é fazer com que a população perceba que tudo que ela faz no seu cotidiano envolve CT&I.
"Durante a SNCT, utilizamos toda a infraestrutura para transmitir as aulas e promover a educação básica em todo o interior do estado, oferecida pela Secretaria de Educação e pela Universidade do Amazonas. Com isso, conseguimos chegar a 100% dos municÃpios, ao que chamamos de Amazonas mais profundo", ressaltou Eduardo Taveira, secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI.
Outras localidades
Durante o debate foi levantado que crianças e jovens de diversos municÃpios do Ceará recebem equipes formadas por professores de fÃsica, quÃmica, biologia e informática, que viajam em micro-ônibus disponibilizados pelo governo estadual, dentro do programa Ciência Itinerante. A iniciativa tem despertado ações inovadoras no estado.
Outro programa, o Ceará faz Ciência, instiga os jovens a desenvolverem pesquisas e experimentos. Na cidade de Bela Cruz, um grupo de estudantes desenvolveu uma antena para celulares capaz de captar os sinais das quatro grandes operadoras do Brasil.
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI
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