.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1116

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


27/3/2014


Inscrições para prêmios promovidos pelo CRQ-IV terminam dia 31/03: Prêmio CRQ-IV e Prêmio Walter Borzani


Voltado para estudantes de cursos da área química ministrados no Estado de São Paulo, o Prêmio CRQ-IV está dividido em quatro modalidades: Química de Nível Médio, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Engenharia da Área Química. Para concorrer, os alunos deverão apresentar um trabalho sobre qualquer tema relacionado à área química. O trabalho poderá ser individual ou em grupo e, necessariamente, deverá ter a orientação de um professor ou profissional com registro no Conselho Regional de Química IV Região.

O autor do melhor trabalho em cada modalidade receberá a importância de R$ 10 mil e um certificado. O orientador também ganhará um certificado e R$ 4,6 mil. Dos valores serão descontados os impostos. Nos casos dos trabalhos feitos em grupo ou aqueles que tiverem mais de um orientador, as importâncias citadas deverão ser divididas entre os integrantes das equipes. Os ganhadores terão, ainda, seus nomes inseridos na Galeria de Vencedores do Prêmio CRQ-IV, existente no site do Conselho.

O CRQ-IV promoverá em 2014 a segunda edição do Prêmio Walter Borzani. O concurso público se destina a reconhecer profissionais que se destacam em suas áreas de atuação e que tenham contribuído para o desenvolvimento da Química. Poderão participar profissionais de Nível Médio e Superior e que sejam indicados por uma entidade (empresa, escola, instituição ou associação). Também é necessário que o participante esteja em situação regular no CRQ-IV. O ganhador receberá um certificado, uma medalha e terá seu nome inscrito na Galeria de Vencedores do Prêmio Walter Borzani, existente no site do Conselho.

O nome do prêmio é uma homenagem ao Engenheiro Químico Walter Borzani. Formado em 1947 pela Escola Politécnica da USP, foi membro da primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química (CFQ) e responsável pela instalação do CRQ-IV, em 1º de agosto de 1957. Eleito conselheiro deste Regional em 1966, prestou serviços à entidade até 1969. Borzani dedicou-se principalmente à pesquisa e ao magistério. Foi professor da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), do Instituto Mauá de Tecnologia e da Escola Politécnica da USP. Concentrou suas pesquisas em biotecnologia industrial. Está entre os fundadores da Academia de Ciências de São Paulo e foi membro da Academia Brasileira de Ciências. Faleceu em fevereiro de 2008, aos 83 anos.

Os regulamentos dos concursos estão disponíveis neste link.


Fonte: Carlos de Souza (CRQ-IV)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299