3/4/2014
Nasce a PubliSBQ
O novo estatuto da SBQ define como uma das atividades fim da sociedade a divulgação da QuÃmica sob todos os aspectos. Esta é uma tarefa que esteve presente na SBQ desde os seus primórdios, afinal, a QuÃmica Nova foi criada em janeiro de 1978, meros 6 meses após o seu nascimento. Assim, a história da SBQ acabou intimamente associada à atividade editorial.
Ao longo de sua trajetória, a SBQ criou várias outras publicações de grande sucesso. O JBCS apareceu em 1990 com a missão de ser uma publicação de alcance internacional. Seu sucesso atual é inconteste. Em 1994, a sociedade lançava um periódico destinado aos educadores do ensino médio, a QuÃmica Nova na Escola, que alavancou de forma organizada a postura crÃtica da sociedade frente ao ensino em quÃmica. Em seguida vieram a QuÃmica Nova Interativa, um portal destinado à instrumentação de professores e estudantes a partir de uma abordagem interativa, e, mais recentemente, a Revista Virtual de QuÃmica, a nova revista cientÃfica da SBQ. Para fechar o espectro de atividades e público, a SBQ conta hoje também com o Boletim Eletrônico, sua revista semanal de notÃcias, o portal infanto-juvenil QuiD+ e a Editora SBQ, responsável pela edição de livros, que será relançada em breve.
Para organizar um fórum de discussão e troca de experiências a Diretoria e Conselho criaram o Conselho de Editores, com representação dos atores editoriais e presidido pelo presidente da SBQ. Este conselho, que tem se reunido com frequência cada vez mais constante, acabou por assumir um papel bastante ativo e agregador destas atividades, com ganhos significativos para as editorias singulares. Há que se esclarecer que este Conselho de Editores está e sempre esteve integralmente subordinado à Diretoria e Conselho, não se manifestando como entidade isolada. Além disso, deve-se lembrar que os editores de todas as atividades editoriais são indicados pela Diretoria e Conselho da SBQ.
Esta organização efetiva mostrou a todos que a SBQ estava pronta para outro salto de qualidade em sua organização interna e, assim, foi proposta a criação da Publicações da Sociedade Brasileira de QuÃmica – PubliSBQ. A PubliSBQ é um órgão destinado a atividades de difusão cientÃfica, técnica, de interesse didático e de divulgação de notÃcias. Sua principal missão é a produção de publicações de interesse da comunidade quÃmica nacional: profissionais de quÃmica da universidade e da indústria, estudantes de quÃmica do ensino médio, universitário e de pós-graduação, reunindo, também, mecanismos de difusão da quÃmica para o público leigo e infanto-juvenil.
Na concepção da PubliSBQ, o órgão primário de decisões será o Conselho de Editores, sendo que suas atribuições, direitos e deveres deverão ser regulamentados por um Regimento, em fase de redação, que será objeto de discussão pela sociedade como todo. Entretanto, várias ações de ordem administrativa já estão sendo implementadas.
Assim, um portal especÃfico para a PubliSBQ está sendo inaugurado, o publi.sbq.org.br. Junto com ele, um mecanismo de indexação e busca foi construÃdo, cobrindo integralmente a coleção completa de textos já publicados pela SBQ. A partir deste mecanismo agregador, será possÃvel acessar de um único ponto todos os documentos editoriais da SBQ.
Como subproduto, foi criado e instalado no topo das páginas eletrônicas de todas as publicações da SBQ uma barra sintetizando a PubliSBQ. A partir dela, o acesso ao buscador e a todas as outras publicações será imediato, organizando e dando grande visibilidade a todas elas. O visitante de qualquer publicação terá uma visão completa do que a SBQ tem a oferecer em termos editoriais.
Várias outras ações estão em fase de estudo e implementação, como uma central administrativa integrada, com os diversos servidores administrativos trabalhando de forma sinérgica, sem necessidade de centralização fÃsica. Também estamos projetando uma atividade de marketing integrada, levando a diversos congressos nacionais e internacionais a visão do que é a PubliSBQ.
Nosso projeto inclui a criação de uma identidade visual comum a todas as ações editoriais, que respeite as necessidades de cada um, mas identifique de forma inequÃvoca a presença da SBQ.
E isto é só o começo. A PubliSBQ será a plataforma para a contÃnua profissionalização de nossas atividades editoriais.
Conselho de Editores
Visite o estande da PubliSBQ na
37ª Reunião Anual da SBQ Natal, RN
26-29 de Maio de 2014
|