.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1118

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ



10/4/2014



37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


Novas conquistas da cromatografia bidimensional


A capacidade de obter separações de substâncias avançou nos últimos anos com a técnica de cromatografia bidimensional. O uso de duas colunas com diferentes fases estacionárias, resultando em diferentes mecanismos de separação é a principal estratégia para o sucesso da técnica. Ela permite separações de moléculas em meios complexos constituindo-se em uma ferramenta multidisciplinar que pode ser utilizada por diferentes áreas de conhecimento, como a química, biologia e farmácia. Peter J. Schoenmakers, do Instituto Van´t Hoff para Ciências Moleculares, da Universidade de Amsterdam, Holanda, é um dos principais especialistas mundiais em cromatografia bidimensional e vai apresentar a conferência Comprehensive two-dimensional separations na 37ª Reunião Anual da SBQ. É editor de vários periódicos importantes na área, entre eles o Journal of Chromatography.

Do ponto de vista de aplicação, o trabalho de Schoenmakers abrange várias áreas de interesse, informa o professor Pedro V. de Oliveira, do IQ-USP. Entre elas a petroquímica e produtos naturais que recebem atenção particular da pesquisa brasileira pela importância econômica, e o setor de polímeros. Os estudos do pesquisador holandês preocupam-se em entender os fundamentos da técnica de cromatografia, explica, investigando os processos de separação em nível molecular.

A conferência de Schoenmakers vai apresentar um plano geral do tema e abordar, em particular, o estado da arte da cromatografia bidimensional a gás e líquida, esta última, ressalta no resumo de sua palestra, com um amplo raio de aplicações a serem exploradas.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299