.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1119

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/4/2014


Conselho de Química debate cenário do setor


Um estudo com propostas e diretrizes para o aperfeiçoamento da mão-de-obra para o setor de transformação de material plástico foi apresentado na última terça-feira, 8, na 8ª Reunião do Conselho de Competitividade da Indústria Química, instância do Plano Brasil Maior, no Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Resultado de parceira da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp), pesquisa elencou propostas para subsidiar o planejamento de políticas de formação de recursos humanos nos níveis técnico e superior.

O Senai utilizou estudos prospectivos realizados pela ABDI que apontam tendências tecnológicas, organizacionais e produtivas para os próximos cinco a dez anos. A partir disso, e usando o modelo Senai de prospecção, foi realizada uma oficina conjunta de especialistas do Senai, das empresas e da academia para tentar antecipar os impactos ocupacionais das mudanças. "A Unicamp consolidou o material produzido pelo Senai nas oficinas, junto com textos sobre o mercado de trabalho apresentados no projeto Rede de Pesquisa: Formação e Mercado de Trabalho, uma parceria da ABDI com o Ipea, para produzir o documento com diretrizes e propostas entregues formalmente ao Conselho de Química", informou a assessora especial da ABDI Marina Oliveira.

Segundo Marina, foi dado o primeiro passo, que é "identificar o perfil dos profissionais que serão demandados nos próximos dez anos". Daqui para a frente, é preciso avançar na revisão dos currículos oferecidos e identificar as demandas que não estão sendo atendidas pela oferta atual." Todas essas informações alimentam o trabalho do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Institucional (Pronatec), do Ministério da Educação, em especial no que se referem às vagas destinadas ao Plano Brasil Maior.

Na reunião do Conselho foram ainda apresentados outros dois estudos: Agendas Setoriais (ATS) de Química – que traça o cenário e identifica as tecnologias relevantes para os próximos 15 anos –, em elaboração pela ABDI e o estudo de diversificação da indústria química, realizado pelo BNDES.

"Os panoramas econômico e tecnológico estão identificados e iniciaremos, dia 23, em parceria com Associação Brasileira da Indústria Química e o BNDES, a apresentação do trabalho nos estados", disse a coordenadora de Insumos Industriais, Junia Motta.

Segundo o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, o estudo traz um conhecimento imprescindível para o setor. "O empresariado não pode mais reclamar da falta de recursos; precisamos agora é retomar os investimentos, esse estudo aponta isso", ressaltou.

Já o estudo de diversificação da indústria química, apresentado pelo Departamento de Indústria Química da Área de insumos Básicos do BNDES, analisou 12 segmentos, como lubrificantes, óleo-químicos, cosméticos e aromáticos. "Nosso objetivo é apontar e analisar as oportunidades de diversificação da área, incluindo especialidades, produtos de valor agregado e novas tecnologias e sugerir instrumentos e ações, como parte de uma política industrial para o setor químico brasileiro", explicou Martim Francisco de Oliveira e Silva, do BNDES. O trabalho está previsto para terminar em agosto. "Percebemos que há perspectivas muito boas para vários setores", avaliou Oliveira e Silva.

A reunião do conselho tratou ainda de temas como legislação, defensivos agrícolas, gás natural, infraestrutura industrial e do plano de trabalho do colegiado. O presidente-substituto da ABDI, Otávio Camargo, parabenizou os conselheiros pela objetividade do trabalho realizado. "Trata-se de um setor de peso para a competitividade brasileira e, agora, depois do excelente trabalho que foi realizado, vamos nos concentrar na avaliação do que foi feito e pensar nos próximos passos, já que estamos encerrando um período do PBM. Tivemos muitos acertos, mas com muitas dificuldades, e por isso este é um momento importante para avaliação", declarou.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social ABDI






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299