.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1119

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/4/2014


Coordenadores do INCT se reúnem para avaliar situação dos institutos de C&T


O encontro foi realizado ontem na Academia Brasileira de Ciências

Os Coordenadores de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) se reuniram no dia 10 de abril, na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro para avaliar a situação atual e futura do Programa.

Os 126 INCT, um dos maiores programas de ciência e tecnologia do Brasil, atuam como redes nacionais e estão presentes em todas as regiões do País, com abrangência temática que envolve praticamente todas as áreas de pesquisa consideradas relevantes para o Brasil: Ciências Agrárias, Agronegócio, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Energia, Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Exatas, Ecologia, Ambiente, Nanotecnologia e Saúde, englobando Fármacos e Medicamentos.

Os Coordenadores destacaram a importância estratégica dos INCT para a Ciência Tecnologia e Inovação do Brasil, especialmente pela abrangência geográfica e temática e a importante contribuição à ciência básica e tecnológica associada à formação de recursos humanos altamente qualificados e a divulgação e difusão da ciência.

Com relação ao futuro, os Coordenadores manifestaram grande preocupação, pois a maioria dos INCT tem vigência até 2014 e até o momento o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação não divulgou o Edital que permitirá a continuidade do Programa, nem as estratégias de manutenção da rede até a disponibilização dos novos recursos. Nesse sentido, foi decidido solicitar audiência com o Presidente do CNPq, o Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação e com a Presidente Dilma Rousseff, para apresentar os avanços do Programa e as dificuldades atuais e futuras.


Fonte: Fonte: Jailson B. de Andrade / Coordenador do INCT de Energia e Ambiente e conselheiro da SBQ e SBPC


















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299