.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1120

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ



24/04/2014



37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


Espectrometria de massas: um número crescente de aplicações para a pesquisa


Ao ter se tornado uma tecnologia essencial para o trabalho científico, a Espectrometria de Massas trouxe novas exigências para pesquisadores da química, biologia, física, medicina, farmácia e áreas afins. Hoje, além de saber como explorar os recursos dessa ferramenta em seu campo particular de atuação, é importante também ter uma visão abrangente do rol de aplicações que a EM oferece em outras áreas, já que o mundo da pesquisa é, cada vez mais, multidisciplinar. Esse plano geral será apresentado na 37ª Reunião Anual da SBQ, na conferência do professor Marcos Eberlin, do IQ da Unicamp. Ele vai falar sobre "A epopeia da Espectrometria de Massas em Ciências: dos elétrons às proteínas, vírus, bactérias, embriões, ao homem, às cirurgias, e à vida, e ao infinito, e além".

A partir da década de 1990 a EM teve um crescimento exponencial no mundo e ainda mais no Brasil, nota Eberlin. Na época, era utilizada quase que somente pela química orgânica e inorgânica, para caracterizar pequenas moléculas. Essa expansão alcançou um amplo raio de atividades, que vão do diagnóstico clínico ao imageamento 3D de tecidos e a prospecção de biomarcadores de câncer.

A conferência vai mostrar como foram as etapas desse desenvolvimento. E destacar como os sucessivos saltos tecnológicos permitiram transformar um instrumental considerado de difícil operação, de alto custo, e uso restrito a um pequeno número de especialistas, em um recurso bem menos complexo, hoje simples e disponível em muitos centros de pesquisa do país. Um ponto base nesse trajeto, observa, foi o desenvolvimento de novas técnicas de ionização, sobretudo a partir do trabalho de Johnn Fenn (Nobel de 2002) quando as aplicações se multiplicaram. Com essas mudanças, salienta, a EM tornou-se a ferramenta que é "talvez a mais versátil e mais diversificada hoje para a pesquisa científica". Os ganhos ocorreram em vários campos, com destaque especial para as ciências da vida, lembra.

Tal disseminação ocorreu graças à criatividade dos pesquisadores da universidade e dos técnicos da indústria, esta produzindo instrumentos sempre mais específicos para cada aplicação. Mas foi possível também em razão da expressiva redução de preços dos equipamentos, atualmente acessíveis a um grande número de instituições.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299