.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1121

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


30/4/2014


Ministro participa da 14ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica


Campolina reafirmou a necessidade que haja uma ponte entre as comunidades científica, acadêmica e empresarial e o governo em um trabalho conjunto para o desenvolvimento nacional

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, participou no dia 28/04 da cerimônia de abertura da 14ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, em São Paulo. Em seu discurso, o ministro reafirmou a necessidade que haja uma ponte entre as comunidades científica, acadêmica e empresarial e o governo em um trabalho conjunto para o desenvolvimento nacional, tendo a associação como articuladora desse processo.

"O papel da Anpei é fundamental em uma coordenação do sistema empresarial, produtivo, em articulação com os órgãos de governo e as instituições governamentais de fomento", disse Campolina, ao destacar avanços na área da inovação brasileira, "em que pesem críticas e reflexões ao setor". Ele citou como exemplos desse progresso o aumento da produção científica no país, do número de pesquisadores nas empresas, o crescimento nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a articulação dos diferentes segmentos envolvidos nesse trabalho.

"Estou seguro de que estamos no caminho certo, embora o mundo esteja correndo muito e nós também tenhamos de correr, senão iremos ficar para trás", afirmou o ministro. Campolina ressaltou o Inova Empresa como caso bem-sucedido de articulação entre as instituições de fomento governamentais e o sistema empresarial brasileiro.

O titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reafirmou a decisão de lançar o edital universal e a nova chamada do Proinfra, para infraestrutura de P&D, em parceria entre a pasta (por meio da Finep) e o Ministério da Educação, além de rediscutir os institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) - que já estão dando frutos concretos para o desenvolvimento de atividade produtiva. E, principalmente, a disposição de detalhar um conjunto de plataformas científicas e tecnológicas que possam alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro - iniciativas que deverão se somar às políticas já em curso.

"Nós não podemos separar a nossa ciência básica da sua aplicação produtiva, em prol do desenvolvimento de um projeto nacional, que seja capaz de combinar crescimento econômico, capacidade de competição internacional, justiça social e sustentabilidade ambiental", sintetizou o ministro.

Trinta anos de Anpei

A 14ª edição da conferência, que segue até esta terça-feira (29) e teve 1.500 inscrições, celebra também os 30 anos da associação, criada em 1984. Com o tema "Inova-ação: modelos de negócios competitivos", é a primeira vez que está sendo promovida na capital paulista. Participaram da solenidade de abertura o presidente da entidade, Carlos Calmanovici, o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Nelson Fujimoto, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Eduardo Pereira Barreto, e o presidente do Conselho da Anpei, Pedro Wongtschowski.

Em seus discursos, os participantes relembraram os desafios de se ter construído a entidade num período de graves desequilíbrios na economia brasileira, como a inflação e a crise da dívida externa na década de 1980, e que impediam qualquer esforço empresarial em favor da inovação. Ao mesmo tempo, reconheceram os resultados positivos que esse esforço gerou nos dias de hoje, ao disseminar entre empresas e poder público a importância de investimentos em CT&I, a ponto de se transformarem em uma oportunidade de negócios.

Ao final, Luciano Coutinho ministrou uma palestra na qual fez um histórico recente da economia brasileira e de como a inovação se inseriu nesse processo e deve ganhar dimensão ainda maior na produção nacional, a fim de tornar o país mais competitivo internacionalmente.

A cerimônia ocorreu num momento de transição da atual diretoria da Anpei para uma nova composição de membros, que assumem nesta terça.


Fonte: Fernando Salgado/Ascom do MCTI







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299