8/5/2014
Publicações serão lançadas durante evento sobre interdisciplinaridade
Será lançado no dia 13 de maio, durante o "3º Encontro Acadêmico Internacional 2014: Interdisciplinaridade Nas Universidades Brasileiras: Resultados & Desafios", o livro "Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa". A obra se destina, em especial, à comunidade acadêmica, com destaque para os atores qualificados do sistema cientÃfico, tecnológico e de inovação, conscientes da importância de se considerar novas modalidades de construção do conhecimento que respondam à complexidade dos problemas colocados pela sociedade e ativem sinergicamente processos e capacidades institucionais.
Composto de 25 capÃtulos, o livro é resultado de um esforço coletivo, caracterÃstico da prática interdisciplinar. A publicação envolveu mais de 60 autores e contou com a cooperação de cerca de 80 membros da comunidade acadêmica em suporte editorial.
Publicação
A partir da amostragem que consta na publicação "Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Inovação" (Philippi Jr. & Silva Neto, 2011) e das demandas crescentes por pesquisas interdisciplinares, esta nova obra pretende aprofundar as lições que podem ser tiradas das experiências acumuladas para identificar elementos conceituais teóricos e metodológicos, com objetivo de propor diretrizes, parâmetros e orientações metodológicas, aplicáveis à concepção, à execução, à avaliação e ao desenvolvimento de programas de ensino e pesquisa no contexto da pós-graduação. Trata-se, portanto, de continuar avançando rumo a uma contextualização e desenvolvimento metodológico de práticas interdisciplinares no contexto de pesquisa, no sentido de evidenciar a interdisciplinaridade como importante elo de ligação entre áreas de conhecimento, agregando-se e complementando-se aos modos tradicionais de produção e de transmissão de conhecimento disciplinar.
Neste sentido, espera-se promover avanços nas práticas interdisciplinares e contribuir para o diálogo institucional e emprego de novas modalidades de geração de conhecimento. Ao mesmo tempo, propõe-se a disponibilizar conjunto de marcos teórico-conceituais, abordagens e metodologias para docentes, pesquisadores, profissionais e alunos interessados em reforçar a atuação e desempenho cientÃfico e tecnológico.
RBPG
Na ocasião, também será lançada a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) – edição temática "A Pós-Graduação e o Desenvolvimento Sustentável". A nova edição traz um especial sobre a relação entre o ensino superior e as questões do desenvolvimento sustentável. O número 21 da revista apresenta 13 novos artigos que buscam abordar, especialmente, as caracterÃsticas de transversalidade e interdisciplinaridade do tema, por meio de debates, experiências e estudos de caso.
A RBPG nº 21 busca dar continuidade à s reflexões que deram origem ao livro "Contribuições da pós-graduação brasileira para o desenvolvimento sustentável: Capes na Rio+20", no qual foi possÃvel registrar os avanços da pós-graduação brasileira sobre o tema do desenvolvimento sustentável.
Lançada em agosto de 2004, a RBPG é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, polÃticas e programas. De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos. A publicação é disponibilizada para todas as bibliotecas e vários centros de informação do paÃs e do exterior, além de se encontrar disponÃvel no portal da Capes.
Com uma média de 15 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veÃculo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados como caracterÃsticas da formação pós-graduada em várias modalidades, polÃtica da pós-graduação, demandas da comunidade cientÃfica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração cientÃfica internacional.
Acesse a programação completa do encontro aqui.
Fonte: CCS/Capes
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