.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1122

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


8/5/2014


Elemento químico 117 confirmado


Ainda sem nome oficial, 'ununséptio' é super pesado e foi criado bombardeando átomos de cálcio em amostras de berquélio

Um elemento pesado foi confirmado por experimentos com um colisor de partículas na Alemanha e ocupará sua justa posição como Elemento 117 na Tabela Periódica, dizem físicos daquele país e dos EUA.

De acordo com o site "Tech Times", bombardeando amostras de berquélio radioativo (número atômico 97) com átomos de cálcio (20), pesquisadores criaram átomos com 117 prótons, originando um elemento químico 40% mais pesado que o chumbo e com meia-vida relativamente longa. O novo elemento aguarda apenas que um nome lhe seja atribuído pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada, na sigla em inglês).

Os físicos apelidaram temporariamente o novo integrante da Tabela Periódica como "ununséptio" (Uus), alusão direta ao numeral 117, que é a soma dos 20 prótons do cálcio com os 97 do berquélio, cujo nome é uma homenagem à Universidade da Califórnia em Berkeley. O novíssimo elemento é chamado também eka-astatínio.

Demorou 18 meses para ser confirmado o ununséptio, que foi o tempo necessário para os cientistas do Laboratório de Oak Ridge, nos EUA, conseguirem criar a quantidade de berquélio necessária para ser bombardeada com átomos de cálcio pelos pesquisadores do Centro GSI Helmholtz do Centro para Pesquisas de Íons Pesados, em Darmstadt, na Alemanha.

Só um elemento químico é mais pesado que o ununséptio: o ununóctio (Uuo), com número atômico 118, conhecido também como eka-radônio, que é o elemento de maior massa atômica entre todos, tanto naturais quanto sintéticos.


Fonte: O Globo, com Sites






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299