.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1122

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


8/5/2014


Estudo aponta cooperação como fator determinante para desenvolvimento da biotecnologia


A cooperação entre governo, indústria, centros de pesquisa e universidades é um fator determinante para o desenvolvimento da biotecnologia nos países. A constatação é do estudo "Construindo a Bioeconomia: Examinando Estratégias de Desenvolvimento da Biotecnologia Industrial Nacional", realizada pela consultoria norte-americana Pugatch.

Apresentada pela primeira vez fora dos Estados Unidos, a pesquisa traz dados comparativos de oito países, entre eles o Brasil, com estratégias de desenvolvimento industrial para a biotecnologia,. No estudo, sete fatores foram considerados: capital humano, infraestrutura de P&D, proteção de propriedade intelectual, ambiente regulatório, transferência tecnológica, incentivos fiscais (mercado e comércio) e segurança jurídica.

"O mais importante é a sinergia entre o setor público e o setor privado. Se houver isso, haverá uma economia emergente. O governo, a indústria, os centros de pesquisa e as universidades devem sentar juntos para definir a biotecnologia como prioridade. É preciso mais parcerias público-privadas. O governo precisa da indústria, a indústria precisa do mercado e o mercado precisa de demanda", declarou o fundador da Pugatch Consilium, Meir Pugatch.

Brasil

O estudo da consultoria norte-americana aponta as forças e os gargalos dos países pesquisados. No caso do Brasil, mostra importantes avanços, como aumento da mão de obra em pesquisa (dobrou desde 2000), e o programa Ciência sem Fronteiras. Entre os obstáculos, cita a falta de mão de obra qualificada e baixa porcentagem da população com ensino superior.

Para mais detalhes sobre como o país foi avaliado pela pesquisa em outros fatores, acesse o site http://www.abdi.com.br/Paginas/noticia_detalhe.aspx?i=3806.


Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações da ABDI






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299