8/5/2014
37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual: competitividade com responsabilidade
Sessões Coordenadas: espaço para a jovem pesquisa brasileira em Química
Para alguns pesquisadores, elas representam a primeira oportunidade de discutir os resultados de seu trabalho com colegas de diferentes pontos do país. As Sessões Coordenadas da Reunião Anual da SBQ, vistas em seu conjunto, formam uma grande vitrine da jovem produção acadêmica brasileira no campo da Química. Nesta 37ª edição do evento, são 99 apresentações, feitas por pesquisadores de 25 instituições de ensino superior.
Divididas em onze categorias, as Sessões revelam também como a pesquisa vem procurando encontrar soluções para questões de interesse da sociedade. Estudos regionais sobre herbicidas, fertilizantes e agentes poluidores podem ser vistos nas apresentações da Química Ambiental, por exemplo. A pesquisa que vai gerar conhecimento para a criação de produtos inovadores nos próximos anos exibe as contribuições da Química de Materiais, com trabalhos sobre superfícies poliméricas, nanotubos e materiais híbridos.
As Sessões Coordenadas permitem aos participantes, ao mesmo tempo, suprir lacunas de conhecimento que surgem em escala crescente com as demandas da interdisciplinaridade. São uma fonte de atualização para acompanhar o trabalho mais recente de áreas como a Química Analítica, o Ensino de Química ou a Química Verde. Como já foi feito no ano passado, cada sessão terá a participação de três pesquisadores convidados, com o objetivo de ampliar o campo de debates.
Veja aqui a programação completa das Sessões Coordenadas
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|