.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1123

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/5/2014


Secretário reforça cuidado do MCTI com a regulação da nanotecnologia


De acordo com Prata, o MCTI se importa com o crescimento da preocupação com a nanossegurança e nanorregulamentação. Foto Giba/Ascom do MCTI

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, discutiu nesta segunda-feira (12) a regulação de produtos e processos nanotecnológicos de interesse à saúde. O debate aconteceu em uma oficina do ciclo de diálogos organizado pelas agências Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"A preocupação com a nanossegurança e a nanorregulação vem crescendo e o MCTI se importa muito com isso", disse Prata. "Num primeiro momento, nossa prioridade era articular a governança do sistema e estabelecer e qualificar nossas redes, mas, cada vez mais, temos ações concretas em relação a isso."

Por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o ministério financia uma rede de projetos de pesquisa em nanotoxicologia e nanoinstrumentação. O debate pela regulamentação também deve integrar a agenda de um workshop previsto para acontecer no segundo semestre, com a possibilidade de estruturar uma parceria com a União Europeia. "Queremos que as nossas ações estejam alinhadas com as de outros países", afirmou o secretário.

De acordo com Prata, as unidades do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano) podem se integrar ao projeto europeu NanoReg, que trata de legislação e regulação de materiais nanotecnológicos. Uma missão brasileira ao continente deve aprofundar o diálogo no fim de maio.

Na opinião do secretário, para alcançar o nível de desenvolvimento mundial, o Brasil precisa absorver tendências de países tidos como modelo. "Por isso, lançamos a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia [IBN]. Todas as ações do MCTI associadas à área são governadas por um comitê interministerial, incluindo o SisNano e os 16 institutos nacionais de ciência e tecnologia [INCTs] com foco em nanotecnologia", contou. "Esse sistema que cresce, se diversifica, se amplia, se sofistica e se aproxima da sociedade precisa ser regulado, oferecer uma segurança. Ou seja, temos que definir as coisas claramente."

Oficina

Para a presidenta substituta da ABDI, Maria Luisa Leal, áreas de fronteira encontram no Brasil dificuldades no estabelecimento do progresso científico e tecnológico. "A regulação tem que ser um instrumento de estímulo à inovação. Essa atividade e a sua segurança jurídica são fundamentais para que a coisa aconteça de verdade. Caso contrário, podemos financiar um monte de pesquisa e, paradoxalmente, assistir a tudo acontecer fora do país", declarou.

O assessor da Anvisa Pedro Binsfeld explicou que, internamente, a agência busca amadurecer, equilibrar e qualificar o debate em torno da nanorregulação. "É importante destacar que a gente precisa segregar e compreender as nanotecnologias que eventualmente possam representar riscos, como qualquer outro produto, do ponto de vista sanitário, ambiental ou do trabalhado."

Prata abriu a oficina, ao lado de Maria Luisa e Binsfeld, e, em seguida, detalhou a posição e os projetos do MCTI em nanotecnologia, durante painel com o subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Jadir Proença, do superintendente de Regulação Econômica e Boas Práticas Regulatórias da Anvisa, Gustavo Henrique Trindade, e da coordenadora de Incentivo à Inovação da ABDI, Maria Sueli Felipe.


Texto: Rodrigo PdGuerra - Ascom do MCTI






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299