.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1125

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


5/6/2014


Capes e Statoil assinam acordo no âmbito do Ciência sem Fronteiras


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou nesta quarta-feira, 4, acordo de cooperação, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, com a Statoil, empresa de petróleo Norueguesa e segunda maior companhia em produção no Brasil.

O acordo prevê o financiamento de 100 bolsas de estudo na modalidade graduação-sanduíche na Noruega (Foto: Edson Morais - CCS/Capes)

O acordo prevê o financiamento de 100 bolsas de estudo na modalidade graduação-sanduíche na Noruega em áreas que possam contribuir com o desenvolvimento de tecnologias para o setor de energia, em especial o de óleo e gás, tais como: engenharias e áreas tecnológicas, ciências exatas, tecnologia da informação, petróleo, gás, carvão mineral, energias renováveis, biotecnologia, nanotecnologia e novos materiais, tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais, biodiversidade, bioprospecção e ciências do mar.

A parceria prevê ainda a possibilidade da realização de estágios na sede da Statoil na Noruega e em suas empresas parceiras.

CsF
Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu mais de 82 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq.

Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. Acesse a página do programawww.cienciasemfronteiras.gov.br.

Statoil
A Statoil é uma empresa internacional de energia, sediada na Noruega. Possui mais de 40 anos de experiência em produção de petróleo e gás na Plataforma Continental Norueguesa e, atualmente, opera em 36 países. Está entre as maiores operadoras offshore (no mar) de petróleo e gás e é reconhecida como líder em tecnologia e gerenciamento de recursos. A companhia conta com 21 mil funcionários no mundo todo. Está listada nas bolsas de valores de Nova York e Oslo com uma capitalização de mercado de aproximadamente US$ 80 bilhões.

No Brasil, a empresa é a segunda maior produtora de óleo e gás. O Campo de Peregrino, na Bacia de Campos, é o maior da Statoil fora da Noruega e o maior entre os campos de operadoras privadas que atuam no mercado nacional, com produção ao redor de 100 mil barris de petróleo/dia.


Fonte: Gisele Novais (Coordenação de Comunicação Social da Capes)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299