.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1127

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



18/06/2014



Pressão do meio acadêmico, incluindo SBQ, contribui para o arquivamento do projeto que proíbe a compra de publicações estrangeiras


A forte reação do meio acadêmico contra o Projeto de Lei 7299/14, do deputado federal Vicentino (PT-SP), contribuiu para que o parlamentar arquivasse a tramitação do documento. O projeto tratava da importação de publicações estrangeiras por órgãos públicos, necessidade básica da atividade científica. O assunto foi objeto de moção apresentada e aprovada na Assembleia Geral da 37a Reunião Anual da SBQ em Natal - RN, em maio, registrando a preocupação da comunidade química brasileira. O documento foi enviado ao parlamentar e também ao relator do processo, deputado Armando Vergílio (SD-GO), pelo presidente da SBQ, Prof. Adriano D. Andricopulo, e somou-se às manifestações de outras entidades, entre elas, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A SBQ recebeu nota de esclarecimento do parlamentar, informando sobre a retirada da tramitação do PL 7299/14. Veja abaixo a íntegra da nota de esclarecimento.


Luiz F. Silva Jr
Secretário Geral da SBQ



Bom Dia! Adriano D. Andricopulo
Presidente da SBQ

NOTA DE ESCLARECIMENTO:
PL 7299/14 É ARQUIVADO



O Deputado Federal Vicentinho retirou de tramitação o PL 7299/14. Ele reconhece que, da forma como foi apresentado, deixou margem para interpretações que não condiziam com o verdadeiro propósito do projeto, ou seja: a defesa dos empregos e da indústria nacional do setor gráfico brasileiro.

Pedimos atenção para as seguintes considerações:

De acordo com a Abigraf, "o pleito do setor é que os livros didáticos, adquiridos direta ou indiretamente pelo Poder Público por meio do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, e programas similares, de empresas editoras ou indústrias gráficas sediadas no Brasil, deverão ser produzidos e impressos por empresas instaladas no país, vedada a terceirização de qualquer das etapas a empresas sediadas no exterior".

Os sindicatos dos trabalhadores gráficos indicam alto índice de desemprego. E isso está na contramão dos propósitos de geração de emprego e renda no país.

Neste sentido, é importante ressaltar que esta restrição não se aplicará à importação de livros de natureza tecnológica, científica e cultural, e outros de qualquer natureza, fora do âmbito do programa acima mencionado.


ENTENDA MAIS:

A necessidade de crescimento da economia nacional obriga-nos a voltar às atenções aos produtos produzidos internamente. É impressionante o número de publicações gráficas com conteúdos desenvolvidos em nosso país e que são impressas no exterior e adquiridas, direta ou indiretamente através de encomenda, pelos órgãos públicos brasileiros, principalmente aqueles que possuem atuação relacionada com a educação, não devendo o poder público favorecer o mercado externo em detrimento da produção nacional.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no segmento gráfico editorial, "as importações brasileiras de livros (NCM's 4901.1000 – livros, brochuras, impressos semelhantes, em folhas soltas e 4901.9900 - outros livros, brochuras e impressos semelhantes) que foi da ordem de 12,7 mil toneladas em 2006, passaram para 24,2 mil toneladas em 2013, representando aumento de 90,6% neste período".

É importante considerar que a maioria da importação destes livros tem como origem a Ásia (71%), sendo que somente a China e Hong Kong respondem juntas por 60% de todas as importações do segmento gráfico editorial. Em contrapartida, a indústria gráfica nacional investiu cerca de US$ 1,2 bilhão em máquinas e equipamentos somente no ano de 2013.

Vale ressaltar que, a indústria gráfica nacional sempre supriu a demanda interna relacionada à produção gráfica editorial, onde, tem a capacidade plena de atender, não somente a demanda governamental, mas a de todo o mercado editorial brasileiro.

A opção das editoras pela produção de materiais gráficos em outros países justifica-se pelo preço inferior praticado, tendo em vista principalmente a questão da assimetria tributária, raiz de todos esses males.

No caso dos livros importados, a alíquota de PIS / COFINS é zero, enquanto as gráficas nacionais recolhem a alíquota de 9,25% na impressão de livros, caracterizando um benefício fiscal ao importador e uma concorrência desigual, desleal e injusta às indústrias brasileiras.

Assim, a indústria gráfica brasileira, além de suportar uma carga tributária sem paralelo nos países emergentes, só comparável a alguns países europeus, ainda tem que conviver com o subsídio já aqui mencionado.

Também há de serem consideradas as condições de trabalho a qual são submetidos os trabalhadores em alguns países fornecedores de material gráfico ao nosso país, em especial na Ásia.

Diante deste panorama, a indústria gráfica nacional, voltada à produção gráfica editorial foi fortemente impactada, tendo havido uma redução de 3.312 empregos diretos somente em 2013, e se nenhuma medida governamental for tomada para reduzir os volumes de importações, as demissões no segmento gráfico editorial podem chegar a níveis ainda mais alarmantes.

Não parece ser uma correta política pública utilizar os recursos dos tributos, que recolhemos para fomentar a educação e a disseminação do conhecimento em nosso país, para gerar emprego e renda no exterior.

Seguindo este mesmo raciocínio, não é coerente que livros e produtos gráficos sejam impressos no exterior quando forem concedidos os incentivos fiscais da Lei Rouanet, os quais são provenientes do Imposto de Renda que a sociedade brasileira paga à administração pública.

Por fim, como também objetiva minimizar a constante evasão de divisas de nosso país, entendemos que este projeto buscou contribuir para que haja mais comprometimento do Poder Público para com a economia nacional.

São esses os esclarecimento que ora fazemos, na intenção de que as interpretações equivocadas sejam sanadas.

Att.


Assessoria de Imprensa – Deputado Vicentinho PT/SP


Para saber mais, veja: http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=3411






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299