25/06/2014
CNPq analisará acusação de plágio em artigos
Dois estudos de pesquisadores brasileiros anulados em maio sob alegação de plágio pela revista que os publicou no ano passado, a "D&MS" ("Diabetology&MetabolicSyndrome"), serão analisados pela Comissão de Integridade na Atividade CientÃfica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico), informou a assessoria de imprensa do órgão.
A comissão tem atribuição de propor à direção do CNPq "ações cabÃveis em caso de má conduta na execução ou publicação de pesquisas" por cientistas apoiados pelo conselho. Os dois artigos retratados ("despublicados") têm como coautora uma bolsista do órgão, a endocrinologista MarÃlia Brito Gomes, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
A pesquisadora era editora-chefe da "D&MS" desde a criação da revista em 2009. Ela deixou o cargo em 22 de maio, cinco dias antes da retratação dos dois trabalhos. A revista registrou que nos artigos havia ocorrido "extensa coincidência" com trechos de outros estudos não apontados como fontes.
O CNPq não tem previsão de prazo para a análise do caso. Carlos AntonioNegrato, autor principal dos dois estudos, negou que ele e Gomes tenham cometido plágio, e ressaltou que os trabalhos não são pesquisas originais, mas de revisão bibliográfica, que analisam dados e conclusões de outros artigos.
Fonte: Folha de S. Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/171658-cnpq-analisara-acusacao-de-plagio-em-artigos.shtml)
|