.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1130

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/07/2014



Engenharia de Superfície é tema de workshop no Congresso Anual da ABM


Evento será em São Paulo de 21 a 25 de julho

A cidade de São Paulo sediará o 1º Workshop de Tratamentos de Superfícies de Ligas Resistentes à Corrosão, como parte da programação do 69° Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) - Internacional, de 21 a 25 de julho. O evento é resultado de um Projeto da Fapesp, em pesquisa conjunta entre os departamentos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP (Epusp) e da University of Birmingham (Inglaterra), no desenvolvimento de tecnologias de tratamento superficial utilizando tecnologia de plasma.

De acordo com os coordenadores do evento, André Paulo Tschiptschin, professor titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Epusp e coordenador do Tribes - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Tribologia e Engenharia de Superfícies, e Carlos Eduardo Pinedo, doutor em Ciências e diretor-técnico da Heat Tech - Tecnologia em Tratamento Térmico e Engenharia de Superfícies, o tema tem crescido em importância como um meio de modificar a estrutura superficial de componentes tradicionais e, por consequência, suas propriedades, conferindo-lhes uma nova condição de desempenho com ganho considerável de vida.

"Os trabalhos que serão apresentados no Workshop são inovadores. Isso porque a tecnologia de endurecimento superficial de aços inoxidáveis ainda se encontra em processo de introdução no setor produtivo", explica Pinedo. Segundo André Paulo, os participantes terão uma excelente oportunidade para conhecer as novas tecnologias disponíveis para elevar o desempenho de ligas resistentes à corrosão, através da modificação microestrutural de sua superfície. "No evento, serão expostos e discutidos importantes resultados de pesquisa obtidos pelos principais especialistas nacionais e internacionais da área", complementa.

O professor Hanshan Dong e a dra. Xiaoying Li, da University of Birmingham, serão destaque no Workshop. Além deles, participarão outros renomados pesquisadores, entre eles Clodomiro Alves, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido(Ufersa), e Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ambos ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

Os coordenadores do Workshop também divulgarão os principais resultados das pesquisas realizadas em conjunto no Projeto Cooperativo, financiado pela Fapesp, sobre a utilização de tratamentos superficiais de difusão sob plasma em ligas inoxidáveis. Haverá ainda apresentações técnicas (orais e de pôsteres) de elevado nível acadêmico e tecnológico.

O evento é dirigido aos profissionais da siderurgia e a todo público da indústria de manufatura, tais como: petróleo e gás, petroquímica, química, farmacêutica, alimentícia, papel e celulose, biomateriais, cutelaria, ferramentaria, automotiva e aeronáutica.

Programação especial de aniversário - Além do 1º Workshop de Tratamentos de Superfícies, o 69º Congresso Anual - que integra as comemorações dos 70 anos da ABM - sediará o Pan American Materials Conference, o 1st Brazilian-German Symposium on Materials Science and Engineering, e o 14º Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Metalurgia, Materiais e de Minas.

Mais informações no portal ABM.


Fonte: Assessoria de Imprensa da ABM






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299