.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1131

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/07/2014



UFSCar recebe inscrições para cursos de controle estatístico e seis sigma


Promovidos pelo CeAAD, cursos buscam difusão e aplicação do conhecimento científico e tecnológico no âmbito pessoal e organizacional

O Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Centro Avançado de Análise de Dados (CeAAD), recebe inscrições para os cursos de Controle Estatístico de Processos (CEP) e Seis Sigma Fundamentos e aplicações, até o dia 25 de julho.

O curso CEP busca capacitar os participantes na implementação e uso do controle estatístico de processos visando a melhoria contínua. Dentre as disciplinas oferecidas, estão Introdução ao CEP: Controle da qualidade, Estatística descritiva, Distribuição amostral e Teste de hipótese. As aulas serão ministradas de 4 a 8 de agosto, das 7 às 22h40. Já o curso Seis Sigma procura introduzir os fundamentos do programa e capacitar os participantes na execução de projetos seis sigma. Dentre as disciplinas oferecidas estão Contabilização dos ganhos dos projetos, Métricas do seis sigma e Mapeamento de processos. As aulas acontecem aos sábados entre os dias 23 de agosto e 8 de setembro, das 9 às 12 horas. Ambos os cursos usam aulas aplicadas com dinâmicas, estudo de casos e softwares como estratégia de ensino, e serão ministrados pelos professores da UFSCar Ricardo Coser Mergulhão, do Departamento de Engenharia de Produção de Sorocaba (DEPS) e Júlio César Pereira, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA). As aulas acontecem no Laboratório de Informática 3 do edifício Aulas Teóricas (AT) do Campus Sorocaba, localizado na Rodovida João Leme dos Santos, Km 110 - bairro do Itinga.

Outras informações, inscrições e valores dos cursos estão disponíveis no site www2.sorocaba.ufscar.br/ceaadsor.

CeAAD
O Centro Avançado de Análise de Dados (CeAAD) visa divulgar as atividades do programa de extensão "Difusão e Aplicação de Métodos Quantitativos" do Campus Sorocaba da UFSCar. A ideia é fornecer serviços de qualidade que contribuam para difusão e aplicação do conhecimento científico e tecnológico no âmbito pessoal e organizacional. O CeAAD atua promovendo assessorias, treinamentos, cursos de extensão e cursos in company nos seguintes temas: Certificação Green Belt em Six Sigma; Melhoria de processos; Planejamento e análise estatística de dados; Análises de indicadores econômicos, financeiros e empresariais; Análises de desempenho operacional, custos e investimentos e Pesquisas de Mercado.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299